INSTRUMENTO MEDIDOR DE IMPACTO DA BIBLIOTECA SOBRE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A VIDA DO ESTUDANTE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorColombo, Irineu Mario-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Evandra Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-19T23:01:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-19T23:01:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-
identificador: dc.identifier.otherINSTRUMENTO_MEDIDOR_IMPACTO_BIBLIOTECA_ProdutoEducacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569583-
Resumo: dc.description.abstractEste instrumento de medição de impacto da biblioteca constitui-se em um produto educacional e pertence a categoria de protótipo. Tem função de captar a percepção de usuários da biblioteca sobre a medida em que esta contribui para a sua aprendizagem, formação profissional, vida pessoal, bem-estar etc. Está estruturado em três dimensões: Espaço Físico (indicadores de 1 a 3), Acervo (indicadores de 4 a 7), e Serviços de Informação (indicadores de 8 a 11); a questão 11 é contingencial, busca obter informação sobre os usuários potenciais da biblioteca. A questão 12 é aberta, busca obter informação sobre outras possíveis necessidades do estudante. Link: http://bit.ly/redebiblio para acessar o conteúdo do instrumento medidor de impacto, em formato digital, disponibilizado via Formulário Google. Seu desenvolvimento está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. O critério de inserção no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a sua abordagem qualitativa, democrática e emancipatória de avaliação e gestão escolar - em oposição ao viés quantitativo/econômico. O instrumento é voltado a estudantes de nível médio integrado à EPT, independente de curso e/ou disciplina. Teve como critério de validação a participação de uma equipe de 8 bibliotecários no aperfeiçoamento do produto educacional e a aprovação de uma banca composta por 3 professores doutores. Foi desenvolvido com base na norma internacional ISO 16439:2014 que estabelece especificações para avaliar o impacto e o valor de bibliotecas de todos os tipos. Tem como objetivos: 1) avaliar o grau de impacto da biblioteca buscando a melhoria da sua gestão nas ações formativas integradoras; 2) constituir-se em instrumento de gestão escolar na perspectiva da educação emancipadora; 3) instituir-se em estratégia para implementação de práticas educativas a fim de contribuir para a concretização da missão institucional e; 4) promover e defender o papel e valor da biblioteca, na qualidade de espaço pedagógico da EPT, junto aos usuários e a instituição.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent971kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de impacto da biblioteca. Serviços de informação. Produto educacional. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).pt_BR
Título: dc.titleINSTRUMENTO MEDIDOR DE IMPACTO DA BIBLIOTECA SOBRE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A VIDA DO ESTUDANTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiblioteconomia; Gestão da Informaçãopt_BR
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