Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Colombo, Irineu Mario | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Evandra Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-19T23:01:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-19T23:01:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | INSTRUMENTO_MEDIDOR_IMPACTO_BIBLIOTECA_ProdutoEducacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569583 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este instrumento de medição de impacto da biblioteca constitui-se em um produto educacional e pertence a categoria de protótipo. Tem função de captar a percepção de usuários da biblioteca sobre a medida em que esta contribui para a sua aprendizagem, formação profissional, vida pessoal, bem-estar etc. Está estruturado em três dimensões: Espaço Físico (indicadores de 1 a 3), Acervo (indicadores de 4 a 7), e Serviços de Informação (indicadores de 8 a 11); a questão 11 é contingencial, busca obter informação sobre os usuários potenciais da biblioteca. A questão 12 é aberta, busca obter informação sobre outras possíveis necessidades do estudante. Link: http://bit.ly/redebiblio para acessar o conteúdo do instrumento medidor de impacto, em formato digital, disponibilizado via Formulário Google. Seu desenvolvimento está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. O critério de inserção no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a sua abordagem qualitativa, democrática e emancipatória de avaliação e gestão escolar - em oposição ao viés quantitativo/econômico. O instrumento é voltado a estudantes de nível médio integrado à EPT, independente de curso e/ou disciplina. Teve como critério de validação a participação de uma equipe de 8 bibliotecários no aperfeiçoamento do produto educacional e a aprovação de uma banca composta por 3 professores doutores. Foi desenvolvido com base na norma internacional ISO 16439:2014 que estabelece especificações para avaliar o impacto e o valor de bibliotecas de todos os tipos. Tem como objetivos: 1) avaliar o grau de impacto da biblioteca buscando a melhoria da sua gestão nas ações formativas integradoras; 2) constituir-se em instrumento de gestão escolar na perspectiva da educação emancipadora; 3) instituir-se em estratégia para implementação de práticas educativas a fim de contribuir para a concretização da missão institucional e; 4) promover e defender o papel e valor da biblioteca, na qualidade de espaço pedagógico da EPT, junto aos usuários e a instituição. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 971kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de impacto da biblioteca. Serviços de informação. Produto educacional. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). | pt_BR |
Título: dc.title | INSTRUMENTO MEDIDOR DE IMPACTO DA BIBLIOTECA SOBRE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A VIDA DO ESTUDANTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biblioteconomia; Gestão da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
INSTRUMENTO_MEDIDOR_IMPACTO_BIBLIOTECA_ProdutoEducacional.pdf | 947,78 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569583/2/INSTRUMENTO_MEDIDOR_IMPACTO_BIBLIOTECA_ProdutoEducacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons