Oficina de formação de professores: Ciência para os pequenos: desafios e possibilidades da biologia do conhecer na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Beatrice Jazotte Pires-
Autor(es): dc.contributor.authorAdinolfi, Valéria Trigueiro Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-13T21:54:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-13T21:54:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-20-
identificador: dc.identifier.otherBeatrice Jazotte Pires de Vasconcelos_1880578_Produto 1_oficinapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569389-
Resumo: dc.description.abstractEste material, apresentado como Produto Educacional, integra os resultados de pesquisa desenvolvida por Beatrice Jazzote Pires de Vasconcelos (in memoriam) no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que resultou na dissertação “Ciência para os pequenos: desafios e possibilidades da biologia do conhecer na educação infantil da rede pública” sob coordenação da Professora Doutora Valéria Trigueiro Santos Adinolfi. Foram mantidos o formato original, a organização e a grafia, com os ajustes necessários. O Produto Educacional consiste em um roteiro para oficina de formação de professores de educação infantil para o trabalho com ciências da natureza a partir da concepção da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana. Este produto foi utilizado durante o desenvolvimento da pesquisa, tendo sido validado por sua aplicação em duas escolas públicas de educação infantil da rede municipal de ensino da Cidade de São Paulo no ano de 2018 e também pela banca avaliadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Este roteiro pretende desenvolver nos educadores e educandos da autoconsciência, consciência sistêmica, observação sistemática do conjunto antroposfera-biosfera, reflexão e sistematização sobre as ações e, sobretudo o respeito a tudo que vive, por meio do ensino de ciências na perspectiva da biologia do conhecer. Utiliza, como apoio e introdução, um texto que pode ser encontrado também como produto educacional separadamente. Ao considerar a Educação Infantil um período fundamental na construção da identidade individual, propõe-se aqui apresentar uma ferramenta para as práticas dos professores da Educação Infantil e que favoreçam o desenvolvimento da autonomia na criança, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da identidade individual e da capacidade de observação, operação inicial da construção de uma- qualquer- explicação cientifica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent318Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectoficinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectciências da naturezapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbiologia do conhecerpt_BR
Título: dc.titleOficina de formação de professores: Ciência para os pequenos: desafios e possibilidades da biologia do conhecer na educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseENCiMA - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons