Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, Beatrice Jazotte Pires | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Adinolfi, Valéria Trigueiro Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-13T21:54:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-13T21:54:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Beatrice Jazotte Pires de Vasconcelos_1880578_Produto 1_oficina | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569389 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material, apresentado como Produto Educacional, integra os resultados de pesquisa desenvolvida por Beatrice Jazzote Pires de Vasconcelos (in memoriam) no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que resultou na dissertação “Ciência para os pequenos: desafios e possibilidades da biologia do conhecer na educação infantil da rede pública” sob coordenação da Professora Doutora Valéria Trigueiro Santos Adinolfi. Foram mantidos o formato original, a organização e a grafia, com os ajustes necessários. O Produto Educacional consiste em um roteiro para oficina de formação de professores de educação infantil para o trabalho com ciências da natureza a partir da concepção da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana. Este produto foi utilizado durante o desenvolvimento da pesquisa, tendo sido validado por sua aplicação em duas escolas públicas de educação infantil da rede municipal de ensino da Cidade de São Paulo no ano de 2018 e também pela banca avaliadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Este roteiro pretende desenvolver nos educadores e educandos da autoconsciência, consciência sistêmica, observação sistemática do conjunto antroposfera-biosfera, reflexão e sistematização sobre as ações e, sobretudo o respeito a tudo que vive, por meio do ensino de ciências na perspectiva da biologia do conhecer. Utiliza, como apoio e introdução, um texto que pode ser encontrado também como produto educacional separadamente. Ao considerar a Educação Infantil um período fundamental na construção da identidade individual, propõe-se aqui apresentar uma ferramenta para as práticas dos professores da Educação Infantil e que favoreçam o desenvolvimento da autonomia na criança, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da identidade individual e da capacidade de observação, operação inicial da construção de uma- qualquer- explicação cientifica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 318Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | oficina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ciências da natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | biologia do conhecer | pt_BR |
Título: dc.title | Oficina de formação de professores: Ciência para os pequenos: desafios e possibilidades da biologia do conhecer na educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ENCiMA - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons