GEOMETRIA: o passado também presente?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Thiago Neves-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira, Maria Cristina Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-12T21:50:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-12T21:50:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Thiago Nevespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569344-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional é resultado do estudo realizado na dissertação de mestrado "Que Geometria ensinar às crianças em tempos de Matemática Moderna? Referências e práticas de uma professora de Juiz de Fora", de Thiago Neves Mendonça, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, sob orientação da professora Drª Maria Cristina Araújo de Oliveira. Ele aborda a Geometria sob uma perspectiva histórica, trazendo para o professor algumas reflexões sobre suas práticas docentes, levando-o a perceber o que mudou e o que ficou na Geometria que hoje é ensinada às crianças. As ilustrações que se encontram nesse produto foram retiradas da coleção Curso Completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário, cujas autoras são Henriqueta de Carvalho e Tosca Ferreira. Elas, de certo modo, inseriram em sua obra novidades no ensino de Geometria, de forma bem sutil. A ideia principal desse produto apresentado no formato de um livreto é que, além de ter o contato com os conteúdos e as metodologias de ensino de Geometria utilizadas em tempos anteriores, você possa fazer uma reflexão sobre sua prática docente, observando as heranças nela contidas, de forma a identificar marcas do MMM, e pensar de forma crítica no que reproduz com as crianças hoje em dia. Esperamos que você, professor, possa enriquecer sua prática docente ao refletir sobre o ensino de Geometria, sobre práticas passadas que ainda se fazem presentes. Não queremos mudar sua prática, tão pouco dizer se são ou não úteis. Queremos apenas fazê-lo refletir sobre elas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1402KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria, Ensino primário, Movimento da Matemática Moderna, História da Educação Matemáticapt_BR
Título: dc.titleGEOMETRIA: o passado também presente?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTítulo de Mestre em Educação Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons