Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Caroline Batistin da Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Ana Raquel Santos de Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Sena, Denise Rocco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-12T14:12:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-12T14:12:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | A QUI MICA DOS INALANTES E A QUI MICA DA VIDA: UMA SEQUE NCIA DIDA TICA COM ABORDAGEM CTSA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇO ES SOBRE DROGAS INALANTES. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569251 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Desde meados do século XIX, os solventes orgânicos vêm sendo produzidos em escala industrial e utilizados das mais diversas formas, desde anestésicos até tintas, removedores e colas. Esse avanço tecnológico, além de trazer qualidade de vida e facilidades à sociedade moderna, também provocou a utilização dessas substâncias como drogas de abuso, uma vez que são altamente voláteis e ao serem inaladas agem psicoativamente no sistema nervoso. No Brasil, são as drogas mais utilizadas por estudantes após o álcool e o tabaco. Esta pesquisa buscou desenvolver percepções sobre drogas inalantes em estudantes da 3ª série do ensino médio a partir da aplicação de uma sequência didática com a abordagem Ciência-TecnologiaSociedade-Ambiente (CTSA). Os referenciais teóricos utilizados foram as contribuições de Moreira (2011) para a teoria da aprendizagem significativa e Fernandes, Pires e Villamañan (2013) e seus pressupostos sobre a abordagem CTSA. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, com aplicação de questionários, registros por meio de diário de pesquisa, mapas conceituais e relatório de atividades dos alunos, como roteiros de aulas experimentais e estudo dirigido. Todos os dados produzidos foram categorizados por meio da análise textual discursiva segundo Moraes e Galiazzi (2011). A análise dos dados resultantes da aplicação da sequência didática visou à avaliação da aprendizagem de conceitos químicos, da aprendizagem significativa crítica dos conhecimentos sociocientíficos da temática e à analise da sequência didática como instrumento para o desenvolvimento de percepções sobre drogas inalantes. Verificou-se que as aulas experimentais e pesquisa orientada promoveram a aprendizagem de conceitos químicos acerca de polaridade molecular, interações intermoleculares e propriedades físicas dos compostos orgânicos. A análise estrutural dos mapas conceituais mostrou o aumento no nível topológico dos mapas elaborados, indicando a ocorrência de aprendizagem significativa. Por meio da análise semântica das proposições dos mapas conceituais, verificou-se que a maioria das relações estabelecidas com o conceito de solventes orgânicos inalantes se referia aos efeitos nocivos dessas substâncias ao organismo humano. A análise da sequência didática confirmou a presença da abordagem CTSA nas atividades propostas e as validações a priori e a posteriori contribuíram para sua reelaboração. Os resultados obtidos indicam o desenvolvimento de percepções dos estudantes sobre drogas inalantes, de forma que da totalidade dos alunos que já haviam utilizado esta droga (n=12) passou a considerá-la prejudicial à saúde, afirmando não terem intenção de usar novamente (n=10), havendo 10 redução na intencionalidade de uso de 83,3%. Os resultados mostram que a sequência didática com abordagem CTSA promoveu a aprendizagem de conceitos químicos, possibilitando a aprendizagem significativa crítica de conhecimentos sociocientíficos envolvidos na temática, contribuindo assim para o desenvolvimento da percepção dos sujeitos da pesquisa acerca de drogas inalantes. Um guia didático foi produzido a fim de contribuir com o Ensino de Química para abordagem do tema drogas em sala de aula, além de auxiliar na formação de alunos críticos para as demandas que envolvem o tema drogas inalantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3737 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | solventes orgânicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas inalantes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Título: dc.title | A QUÍMICA DOS INALANTES E A QUÍMICA DA VIDA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES SOBRE DROGAS INALANTES. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
V1 Produto_educacional_CarolineBatistin.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569251/2/V1 Produto_educacional_CarolineBatistin.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons