A QUÍMICA DOS INALANTES E A QUÍMICA DA VIDA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES SOBRE DROGAS INALANTES.

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Caroline Batistin da Cruz-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Ana Raquel Santos de Medeiros-
Autor(es): dc.contributor.authorde Sena, Denise Rocco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-12T14:12:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-12T14:12:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
identificador: dc.identifier.otherA QUI MICA DOS INALANTES E A QUI MICA DA VIDA: UMA SEQUE NCIA DIDA TICA COM ABORDAGEM CTSA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇO ES SOBRE DROGAS INALANTES.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569251-
Resumo: dc.description.abstractDesde meados do século XIX, os solventes orgânicos vêm sendo produzidos em escala industrial e utilizados das mais diversas formas, desde anestésicos até tintas, removedores e colas. Esse avanço tecnológico, além de trazer qualidade de vida e facilidades à sociedade moderna, também provocou a utilização dessas substâncias como drogas de abuso, uma vez que são altamente voláteis e ao serem inaladas agem psicoativamente no sistema nervoso. No Brasil, são as drogas mais utilizadas por estudantes após o álcool e o tabaco. Esta pesquisa buscou desenvolver percepções sobre drogas inalantes em estudantes da 3ª série do ensino médio a partir da aplicação de uma sequência didática com a abordagem Ciência-TecnologiaSociedade-Ambiente (CTSA). Os referenciais teóricos utilizados foram as contribuições de Moreira (2011) para a teoria da aprendizagem significativa e Fernandes, Pires e Villamañan (2013) e seus pressupostos sobre a abordagem CTSA. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, com aplicação de questionários, registros por meio de diário de pesquisa, mapas conceituais e relatório de atividades dos alunos, como roteiros de aulas experimentais e estudo dirigido. Todos os dados produzidos foram categorizados por meio da análise textual discursiva segundo Moraes e Galiazzi (2011). A análise dos dados resultantes da aplicação da sequência didática visou à avaliação da aprendizagem de conceitos químicos, da aprendizagem significativa crítica dos conhecimentos sociocientíficos da temática e à analise da sequência didática como instrumento para o desenvolvimento de percepções sobre drogas inalantes. Verificou-se que as aulas experimentais e pesquisa orientada promoveram a aprendizagem de conceitos químicos acerca de polaridade molecular, interações intermoleculares e propriedades físicas dos compostos orgânicos. A análise estrutural dos mapas conceituais mostrou o aumento no nível topológico dos mapas elaborados, indicando a ocorrência de aprendizagem significativa. Por meio da análise semântica das proposições dos mapas conceituais, verificou-se que a maioria das relações estabelecidas com o conceito de solventes orgânicos inalantes se referia aos efeitos nocivos dessas substâncias ao organismo humano. A análise da sequência didática confirmou a presença da abordagem CTSA nas atividades propostas e as validações a priori e a posteriori contribuíram para sua reelaboração. Os resultados obtidos indicam o desenvolvimento de percepções dos estudantes sobre drogas inalantes, de forma que da totalidade dos alunos que já haviam utilizado esta droga (n=12) passou a considerá-la prejudicial à saúde, afirmando não terem intenção de usar novamente (n=10), havendo 10 redução na intencionalidade de uso de 83,3%. Os resultados mostram que a sequência didática com abordagem CTSA promoveu a aprendizagem de conceitos químicos, possibilitando a aprendizagem significativa crítica de conhecimentos sociocientíficos envolvidos na temática, contribuindo assim para o desenvolvimento da percepção dos sujeitos da pesquisa acerca de drogas inalantes. Um guia didático foi produzido a fim de contribuir com o Ensino de Química para abordagem do tema drogas em sala de aula, além de auxiliar na formação de alunos críticos para as demandas que envolvem o tema drogas inalantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3737pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsolventes orgânicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDrogas inalantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Título: dc.titleA QUÍMICA DOS INALANTES E A QUÍMICA DA VIDA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES SOBRE DROGAS INALANTES.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
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