Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Tarcisio Pelissari | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Sena, Denise Rocco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amado, Manuella Villar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-12T14:00:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-12T14:00:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | O TEMA COMBUSTÍVEL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CARACTERÍSTICAS CTSA: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569250 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho buscou promover a alfabetização científica em alunos do 2º ano do ensino médio por meio de uma sequência didática formulada de acordo com os preceitos dos Três Momentos Pedagógicos, tendo como tema o uso de combustíveis. A sequência didática foi estruturada e validada a priori. A pesquisa desenvolvida teve caráter qualitativo, com características de pesquisa-ação, e foi baseada nas observações feitas pelo pesquisador, nos dados coletados via questionários e nos registros textuais produzidos pelos alunos durante a aplicação da sequência didática. A análise dos dados foi feita com base na mudança de perfil de respostas em escalas multi item, no índice de acertos em questões objetivas e na análise textual discursiva dos textos dos alunos. Os resultados obtidos indicaram a mudança de perfil conceitual dos alunos, promovendo uma compreensão mais aprofundada das relações entre ciência-tecnologia-sociedadeambiente. Pode-se observar também, através do aumento no índice de acertos nas questões objetivas, a apreensão dos conceitos científicos trabalhados. E, por fim, a análise dos textos produzidos demonstrou a presença de indicadores de alfabetização científica, permitindo concluir que a sequência didática foi efetiva na promoção da alfabetização científica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1447 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Combustiveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequencia didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | O tema combustível em uma sequencia didática com características CTSA: umguia didático para ensino de química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tarcisio Pelissari.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569250/2/Tarcisio Pelissari.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons