O tema combustível em uma sequencia didática com características CTSA: umguia didático para ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Tarcisio Pelissari-
Autor(es): dc.contributor.authorde Sena, Denise Rocco-
Autor(es): dc.contributor.authorAmado, Manuella Villar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-12T14:00:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-12T14:00:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
identificador: dc.identifier.otherO TEMA COMBUSTÍVEL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CARACTERÍSTICAS CTSA: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569250-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou promover a alfabetização científica em alunos do 2º ano do ensino médio por meio de uma sequência didática formulada de acordo com os preceitos dos Três Momentos Pedagógicos, tendo como tema o uso de combustíveis. A sequência didática foi estruturada e validada a priori. A pesquisa desenvolvida teve caráter qualitativo, com características de pesquisa-ação, e foi baseada nas observações feitas pelo pesquisador, nos dados coletados via questionários e nos registros textuais produzidos pelos alunos durante a aplicação da sequência didática. A análise dos dados foi feita com base na mudança de perfil de respostas em escalas multi item, no índice de acertos em questões objetivas e na análise textual discursiva dos textos dos alunos. Os resultados obtidos indicaram a mudança de perfil conceitual dos alunos, promovendo uma compreensão mais aprofundada das relações entre ciência-tecnologia-sociedadeambiente. Pode-se observar também, através do aumento no índice de acertos nas questões objetivas, a apreensão dos conceitos científicos trabalhados. E, por fim, a análise dos textos produzidos demonstrou a presença de indicadores de alfabetização científica, permitindo concluir que a sequência didática foi efetiva na promoção da alfabetização científica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1447pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCombustiveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequencia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Título: dc.titleO tema combustível em uma sequencia didática com características CTSA: umguia didático para ensino de químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons