Tales Ludos - Ferramenta online de construção de jogos educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alfenaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Luiz Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-04T15:24:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-04T15:24:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherApresentação da ferramenta Tales Ludospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569123-
Resumo: dc.description.abstractTales Ludos é uma ferramenta online de autoria que possibilita a construção de um jogo baseado em cenários, locais do cenário, personagens e interações, que exije pouco conhecimento técnico por parte do usuário/autor de jogos. O roteiro do jogo é criado com o preenchimento de alguns formulários, onde o autor define o título, uma descrição e uma imagem de fundo para o jogo. Nessa imagem base, o projetista deve incluir os locais onde ocorrerão as interações no jogo. Em cada local é apresentado um conteúdo da cena e para cada conteúdo é apresentado um desafio. Ao vencer o desafio, o jogo passa para próxima etapa/cena. Para ilustrar essa evolução acontece uma animação com um personagem. As escolhas que o autor faz, permitem a construção de jogos em áreas como história, geografia, matemática, química, biologia. Por exemplo, na área de história, o cenário pode ser o mapa na época do descobrimento, e as interações do jogo permitem a navegação por diversos momentos, locais e personagens do descobrimento. Ou ainda, na área de bioquímica, o cenário é um mapa metabólico e as interações possibilitam a navegação nos diversos locais das células, compostos e processos químicos envolvidos na respiração celular. O estudante/jogador que utilizar o jogo terá a possibilidade de interagir com os conceitos e fundamentos apresentados de forma lúdica nos cenários que forem criados. O objetivo é favorecer a usabilidade do programa, de modo que professores e estudantes com pouca fluência tecnológica consigam construir e usar os jogos. A ferramenta de autoria conta ainda com facilidades de exportação e publicação do jogo, de modo que o jogo construído (SCORM, html5 e javascript) possa ser utilizado nos mais diversos sistemas operacionais (linux, windows, ios) e nos mais diversos dispositivos (computadores, tablets, smartphones).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent697,7 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogos Educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta de Autoriapt_BR
Título: dc.titleTales Ludos - Ferramenta online de construção de jogos educacionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typesoftwarept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Jogos

Arquivos associados:
Apresentação EduCapes.pdfApresentaçào da Ferramenta Tales Ludos681,36 kBAdobe PDF/bitstream/capes/569123/2/Apresentação EduCapes.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons