Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF - Universidade Federal Fluminense RJ/ BRASIL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Silvia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cortez, Elaine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-26T17:56:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-26T17:56:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | DOCUMENTÁRIO: REVELANDO DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM UM PROCESSO DE EPS NA REDE DE SAÚDE MENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568885 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO Visando problematizar a rede de saúde mental foram promovidas nove oficinas de educação permanente no município e o documentário foi produzido a fim de registrar e revelar a intensidade da discussão. O material foi construído tendo como base depoimentos, fotos diversas feitas durante as nove oficinas de EPS, pensamentos dos teóricos de referência (Freire e Schön), orientações da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e depoimentos dos trabalhadores que participaram das oficinas. O material foi produzido em três etapas. Inicialmente buscou-se ancorar o material a partir de uma entrevista com a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde/UFF. Esta falou sobre a importância da interlocução entre ensino e serviço; entraves para a EPS e a riqueza de uma prática produtora de ciência. Em seguida, reunimos fotos e materiais construídos nas oficinas de educação permanente em saúde. Nesses encontros os profissionais debateram seus maiores problemas no cotidiano do trabalho, e juntos buscaram explicações e respostas para as questões levantadas. Na oitava oficina foi realizada uma mesa redonda com convidados de dois municípios vizinhos, representantes do governo municipal e estadual, e representante dos usuários. Esse evento foi muito importante, pois possibilitou o diálogo de questões que vinham sendo discutidas entre os profissionais da rede com questões semelhantes vividas pelos municípios vizinhos. Possibilitou também discutir o papel da gestão e dar voz ao usuário. Nessa etapa se buscou trechos do pensamento de Freire e Schon que pudessem balizar as fotos e as falas dos participantes. Na última parte incluímos depoimentos da Coordenação de Saúde Mental do município, de profissionais e de usuários que participaram das oficinas de EPS. No documentário os profissionais apontam a necessidade de uma política municipal de educação permanente em saúde e ressaltam a importância do processo de reflexão vivenciado por eles nas oficinas de EPS. Por fim, todo o material foi editado . | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 320 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | DOCUMENTÁRIO: REVELANDO DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM UM PROCESSO DE EPS NA REDE DE SAÚDE MENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MPES Mestrado Profissional em Ensino na Saúde | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto final do mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons