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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ufg- Cepae | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sampaio Gomes Silveira, Danúbia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-18T23:44:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-18T23:44:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568445 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | As sequências didáticas são ferramentas importantes para a elaboração das aulas a fim de organizar o que deve ser ensinado em sala de aula. Elas são compostas por atividades escolares que giram em torno de gêneros orais ou escritos e são chamadas de “sequência de módulos de ensino, organizados conjuntamente para melhorar uma determinada prática de linguagem” (SCHNEUWLY E DOLTZ, 2011, p. 43). Além disso, as sequências estabelecem uma relação entre o projeto de apropriação de uma prática de linguagem e os instrumentos que facilitam tal apropriação (SCHNEUWLY E DOLTZ, 2011). Dessa forma, as sequências oferecem aos alunos práticas de linguagem. Para a realização desta pesquisa, sequências didáticas de todas as aulas foram criadas previamente para melhor nortear o trabalho. Elas fazem parte da modularidade, ou seja, “um princípio geral no uso das sequências didáticas”. SCHNEUWLY E DOLTZ, 2011, p.93). Segundo os autores, este procedimento “se inscreve uma perspectiva construtivista, interacionista e social que supõe a realização de atividades intencionais, estruturadas e intensivas que devem adaptar-se às necessidades particulares dos diferentes grupos de aprendizagem. ” (SCHNEUWLY E DOLTZ, 2011, p. 93). .Para Bronckart (2010), as sequências são modelos provisórios que atuam na vida social e comunicativa. As sequências são produzidas de acordo com os objetos de estudo e possui conhecimentos teóricos. O autor divide os objetivos das SD (sequências didáticas) em quatro grupos: objetivos referentes a uma determinada atividade de linguagem: saber analisar as características de uma determinada situação de comunicação (ou de um contexto); saber reconhecer e saber produzir um gênero de texto adaptado a essa situação; objetivos referentes ao conteúdo temático que pode ser expresso em um determinado gênero textual: saber procurar e explorar os conhecimentos relevantes levando-se em conta a situação; saber organizá-los e planejá-los segundo as regras do gênero adotado; objetivos referentes à escolha e à gestão dos tipos de discurso que entram na composição de um texto e que condicionam sua infraestrutura global. (BRONCKART, 2012, p. 172) Por meio desses objetivos, este trabalho foi desenvolvido em 12 aulas, que foram subdivididas em dois blocos para que se pudesse distribuir melhor os dados, levantar problemas envolvidos e promover a intervenção utilizando o ciclo de atividades para confirmar as hipóteses citadas anteriormente e perguntas lançadas, retomadas aqui: 1- Como utilizar os gêneros discursivos argumentativos no ensino de língua portuguesa a fim de desenvolver as habilidades escritas e críticas do aluno? 2- Quais estratégias de ensino um professor de língua portuguesa pode usar na sala de aula para motivar os alunos a escrever textos com maior grau de informatividade e argumentação e, consequentemente se tornarem escritores mais competentes e críticos? O ciclo de atividades escolhido foi importante para verificar as dificuldades e posteriormente observar a influência das discussões e pesquisas realizadas no grupo de whatsapp e no debate em sala de aula. Por fim, mediante minha observação, as entrevistas e os documentos coletados (produções textuais) foi possível, a partir da triangulação de dados, chegar a uma proposta de intervenção sobre as condições de realização da argumentação oral e escrita dos alunos e, consequentemente como as sequências didáticas propostas e testadas podem oferecer aos professores da educação básica sugestões, ideias sobre atividades a serem realizadas em sala de aula, utilizando o aplicativo whatsapp como outra ferramenta de ensino-aprendizagem, o debate em sala para enriquecer a argumentação no que se refere à informatividade às estratégias argumentativas e, por fim, a materialização do diálogo promovido no artigo de opinião. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 25 PÁGINAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | WORD | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino; Gêneros discursivos argumentativos; Língua Portuguesa | pt_BR |
| Título: dc.title | CADERNO COM ATIVIDADES SOBRE O TRABALHO COM A ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DE UMA VISÃO FUNCIONALISTA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Português | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional - Danúbia.docx | 994,23 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/568445/2/Produto educacional - Danúbia.docxDownload |
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