Sequências Didáticas como Indutoras na Formação de Conceitos de Matemática Olímpica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Alecio Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Jose Lamartine da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-18T02:32:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-18T02:32:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568280-
Resumo: dc.description.abstractComo cumprimento das exigências do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba elaboramos e apresentamos este Produto Educacional para obtenção do título de mestre. Aqui buscamos contribuir com o ensino-aprendizagem da matemática olímpica, buscando interações entre aulas de treinamento para olimpíadas e aulas regulares de matemática, afim de desmitificar a ideia que apenas aqueles alunos privilegiados intelectualmente conseguem ter sucesso quando se faz um ataque a resolução de problemas olímpicos de matemática. Esta ideia surgiu da observação do material utilizado nas aulas de preparação para olimpíadas, lá figuram temas como geometria e contagem, por exemplo. Estes conteúdos especificamente, trazem uma coleção de problemas bastante intrigantes que podem ter um alto potencial pedagógico, assumindo o papel de ponto de partida para formação dos conceitos. Esta proposta de sequência didática tem o objetivo de apresentar um material, envolvendo questões que exploram este universo de resolução de problemas olímpicos e contextualiza as aulas de treinamento para olimpíadas, oferecendo um suporte para os professores de matemática que tenham um interesse pelo tema em questão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent430 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOlimpíadas de matemática. Resolução de Problemas. Aprendizagem matemática.pt_BR
Título: dc.titleSequências Didáticas como Indutoras na Formação de Conceitos de Matemática Olímpicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGCEM-UEPB mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons