Uma proposta de atividades de geometria envolvendo registros de representação semiótica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, José Laelson Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, José Joelson Pimentel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-17T01:09:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-17T01:09:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Educacional-Laelson-Cruzpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/568224-
Resumo: dc.description.abstractIniciei minha carreira docente nos anos 90, ministrando aulas para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, na época, Ensino Primário e Ginasial. Atualmente leciono no Ensino Médio em duas escolas estaduais na Paraíba. Apresento-lhes este Produto Educacional, exigência do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba, para obtenção do título de Mestre, a partir da pesquisa de mestrado que resultou na dissertação “Um estudo das representações semióticas em atividades de geometria”, defendida em outubro de 2018. Sendo assim, compartilho um pouco do que foi realizado ao longo dessa pesquisa. Procuro descrever as propostas de atividades acrescidas de reflexões acerca do processo vivido pelos alunos. Espero que essa proposta possa servir como uma ideia inicial para que você possa adaptá-la a suas necessidades, e que as discussões e reflexões feitas possam contribuir para sua prática profissional. Neste material, exploramos também, como complemento de atividades, questões do ENEM, relacionadas aos sólidos geométricos, que são abordadas com muita frequência nas provas de Matemática e Tecnologias. Analisamos estas questões abordando as unidades significativas peculiares relativas ao contexto do problema com o auxílio da teoria dos registros de representação semiótica, comentando a produção em registro na língua natural com o objetivo de servir de orientação para a proposição de atividades semelhantes em suas aulas. Se quiser comentar o nosso trabalho ou fazer alguma sugestão, estamos à disposição, para isto envie-nos um e-mail (laelsomcruz@hotmail.com ou jjedmat@gmail.com).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1557 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRegistros de representação semióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de significadospt_BR
Título: dc.titleUma proposta de atividades de geometria envolvendo registros de representação semióticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM - UEPB - Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons