
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UEPB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ASSIS, Francisco Guimarães de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, José Joelson Pimentel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-14T00:44:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-14T00:44:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto-Educacional-Francisco-GUimarães-de-Assis-versão-final | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567903 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este texto representa o produto educacional que foi criado a partir da dissertação de mestrado intitulada Formação Continuada de Professores na Área de Matemática: Uma análise crítica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC), apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), defendida no dia 10 de outubro de 2018. Esta proposta foi criada a partir das respostas que os alfabetizadores do município de Lagoa de Dentro/ PB deram ao questionário que foi aplicado, com o objetivo de investigar as implicações do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada desses profissionais na área de Matemática, o qual, dentre as indagações, perguntou qual dos eixos estruturantes abordados nos encontros formativos deveria ser retomado, com a finalidade de proporcionar aos docentes uma discussão mais ampla acerca desse tema, bem como o aprofundamento do conhecimento que eles possuem. Vale ressaltar que os encontros de formação proporcionados pelo programa, na área de Matemática, direcionavam o trabalho pedagógico para a Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento, nos quais era enfatizado esse ensino a partir dos cinco eixos estruturantes: Números e Operações; Pensamento Algébrico; Grandezas e Medidas; Geometria; e Tratamento da Informação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5179 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Título: dc.title | PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ENVOLVENDO O EIXO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPGECEM - Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons