PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ENVOLVENDO O EIXO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorASSIS, Francisco Guimarães de-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, José Joelson Pimentel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-14T00:44:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-14T00:44:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Educacional-Francisco-GUimarães-de-Assis-versão-finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567903-
Resumo: dc.description.abstractEste texto representa o produto educacional que foi criado a partir da dissertação de mestrado intitulada Formação Continuada de Professores na Área de Matemática: Uma análise crítica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC), apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), defendida no dia 10 de outubro de 2018. Esta proposta foi criada a partir das respostas que os alfabetizadores do município de Lagoa de Dentro/ PB deram ao questionário que foi aplicado, com o objetivo de investigar as implicações do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada desses profissionais na área de Matemática, o qual, dentre as indagações, perguntou qual dos eixos estruturantes abordados nos encontros formativos deveria ser retomado, com a finalidade de proporcionar aos docentes uma discussão mais ampla acerca desse tema, bem como o aprofundamento do conhecimento que eles possuem. Vale ressaltar que os encontros de formação proporcionados pelo programa, na área de Matemática, direcionavam o trabalho pedagógico para a Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento, nos quais era enfatizado esse ensino a partir dos cinco eixos estruturantes: Números e Operações; Pensamento Algébrico; Grandezas e Medidas; Geometria; e Tratamento da Informação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5179 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ENVOLVENDO O EIXO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECEM - Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons