MODELO DE FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BASEADA EM pMOOC: UMA EXPERIÊNCIA COM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano-
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, William da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Francisco Kelsen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-04-07T19:25:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-04-07T19:25:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-23-
identificador: dc.identifier.otherpMOOC Segurança da Informação: teoria aliada à prática-
identificador: dc.identifier.otherJogo MOOCSEG: pMOOC Segurança da Informação: teoria aliada à prática-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567384-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo elaborar um modelo de formação on-line, aberto e massivo capaz de aliar teoria e prática na promoção da aprendizagem na educação profissional e tecnológica. A metodologia utilizada para identificar as principais estratégias, abordagens e instrumentos utilizados nos MOOCs foi a revisão sistemática de literatura. Na fase de elaboração do modelo de formação e da criação do MOOC, foi adotada a pesquisa-ação. Para tal, as análises das opiniões, desempenho e experiências dos estudantes foram observadas no âmbito qualitativo e quantitativo. Os sujeitos de pesquisa são professores e alunos dos cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (EMITI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro. Os instrumentos e procedimentos utilizados para coleta de dados foram questionários, roteiro de entrevistas, grupos de discussão, testes e formulário de satisfação. O método para análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. O modelo de formação abrange elementos e diretrizes categorizadas em três perspectivas: tecnológica, pedagógica e contextual. Com base nesse modelo, foi criado e aplicado o pMOOC Segurança da informação – aliando teoria e prática. Nas avaliações, percebeu-se uma grande evolução nos alunos, considerando o desenvolvimento de conhecimentos com base nas categorias do domínio cognitivo definido na taxonomia de Bloom. Houve melhoria no desempenho relativo às categorias lembrar e entender, sendo que a análise dos resultados nas categorias aplicar, analisar e sintetizar demonstram 100% de efetividade. Já a taxa de participantes que concluíram o curso foi de 47%. O resultado da pesquisa de satisfação com o curso recebeu avaliação de 9,5, considerando-se uma escala de 0,0 a 10,0. Desse modo, percebeu-se, por parte dos alunos, uma grande aceitação do modelo de formação on-line com ênfase na prática, pMOOC, que, no âmbito deste estudo, foi aplicado na área da segurança da informação. A melhoria no desempenho dos alunos indica que houve aprendizado em computação e, nesse sentido, essa experiência apresenta-se com possibilidade de ser aplicada nas mais diversas áreas dos ensinos profissional e tecnológico.-
Tamanho: dc.format.extent5 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeword-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeword-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado em computação-
Título: dc.titleMODELO DE FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BASEADA EM pMOOC: UMA EXPERIÊNCIA COM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursepMOOC Segurança da Informação: Aliando teoria e prática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSegurança da Informação-
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