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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, William da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Kelsen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-04-07T19:25:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-04-07T19:25:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | pMOOC Segurança da Informação: teoria aliada à prática | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo MOOCSEG: pMOOC Segurança da Informação: teoria aliada à prática | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567384 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo elaborar um modelo de formação on-line, aberto e massivo capaz de aliar teoria e prática na promoção da aprendizagem na educação profissional e tecnológica. A metodologia utilizada para identificar as principais estratégias, abordagens e instrumentos utilizados nos MOOCs foi a revisão sistemática de literatura. Na fase de elaboração do modelo de formação e da criação do MOOC, foi adotada a pesquisa-ação. Para tal, as análises das opiniões, desempenho e experiências dos estudantes foram observadas no âmbito qualitativo e quantitativo. Os sujeitos de pesquisa são professores e alunos dos cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (EMITI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro. Os instrumentos e procedimentos utilizados para coleta de dados foram questionários, roteiro de entrevistas, grupos de discussão, testes e formulário de satisfação. O método para análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. O modelo de formação abrange elementos e diretrizes categorizadas em três perspectivas: tecnológica, pedagógica e contextual. Com base nesse modelo, foi criado e aplicado o pMOOC Segurança da informação – aliando teoria e prática. Nas avaliações, percebeu-se uma grande evolução nos alunos, considerando o desenvolvimento de conhecimentos com base nas categorias do domínio cognitivo definido na taxonomia de Bloom. Houve melhoria no desempenho relativo às categorias lembrar e entender, sendo que a análise dos resultados nas categorias aplicar, analisar e sintetizar demonstram 100% de efetividade. Já a taxa de participantes que concluíram o curso foi de 47%. O resultado da pesquisa de satisfação com o curso recebeu avaliação de 9,5, considerando-se uma escala de 0,0 a 10,0. Desse modo, percebeu-se, por parte dos alunos, uma grande aceitação do modelo de formação on-line com ênfase na prática, pMOOC, que, no âmbito deste estudo, foi aplicado na área da segurança da informação. A melhoria no desempenho dos alunos indica que houve aprendizado em computação e, nesse sentido, essa experiência apresenta-se com possibilidade de ser aplicada nas mais diversas áreas dos ensinos profissional e tecnológico. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | word | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | word | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado em computação | - |
Título: dc.title | MODELO DE FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BASEADA EM pMOOC: UMA EXPERIÊNCIA COM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | pMOOC Segurança da Informação: Aliando teoria e prática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Segurança da Informação | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional principal.docx | 5,11 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/567384/6/Produto Educacional principal.docxDownload | |
Produto educacional complementar jogo.docx | 211,8 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/567384/7/Produto educacional complementar jogo.docxDownload |
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