Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Leide Maria Leão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Piermatei Filho, Orestes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-31T20:49:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-31T20:49:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Leide Maria Leão Lopes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566923 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este minicurso se propõe a analisar as contribuições de atividades de Geométrica Analítica na formação de imagens de conceito e elaboração da definição de conceitos relacionadas à vetores de estudantes de Licenciatura em Matemática. Se fundamenta teoricamente no conhecimento do Pensamento Matemático Avançado embasado na noção de imagens de conceito e definição de conceito. Os procedimentos metodológicas do minicurso se enquadra na modalidade de experimento de ensino com abordagem de cunho qualitativo, como instrumento será utilizado: grupos de atividades pré-elaboradas, observação e questionário. O minicurso será realizado através de 4 encontros, com carga horária total de 10 horas e será destinado a estudantes do curso de Matemática. Espera-se que os participantes percebam que é possível operar vetores geometricamente sem auxílio dos eixos coordenados e notem a equivalência das definições geométricas e algébricas. Espera-se obter resquícios de imagens de conceito e definição de conceito a partir das respostas escritas, além das falas, gestos, etc. Considera-se que a maneira que o conteúdo é explanado pode representar um rico potencial de investigação para formação de imagens e definições de conceito por parte dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,90 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática. Pensamento Matemático Avançado. Ensino Superior | pt_BR |
Título: dc.title | Explorando o pensamento matemático avançado em atividades para o ensino de vetores em Geometria Analítica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Título de Mestre em Educação Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Leide.pdf | 577.78 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/566923/2/Produto educacional Leide.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons