Educação de Jovens e Adultos Transformando Vidas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rita de Cassia-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Eliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-29T23:27:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-29T23:27:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-
identificador: dc.identifier.otherEducação Jovens e Adultos Transformando Vidaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/566543-
Resumo: dc.description.abstractCONSTRUÇÃO DO PRODUTO ESCOLHIDO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQs) OJETIVO; Material impresso de fácil acesso e muito utilizado como ferramenta de ensino. CONCEITO: “A hist6ria em quadrinhos é um sistema narrativo formado por dois códigos de signos gráficos: a imagem, obtida pelo desenho; [e] a linguagem escrita” (FRANCO, 2001, p.8). A história em quadrinhos também é conhecida no Brasil como Gibi ou pela sigla HQs. Entende-se que as tecnologias, são ferramentas assertivas como propostas metodológicas de ensino. E a história em quadrinhos é uma delas, utilizando-se saberes, recursos materiais e a vivência do público escolar, dessa forma torná-los autores dos seus próprios aprendizados (Oliveira, 2018). A história em quadrinhos foi figurada nas vivencias desses estudantes que experenciaram a evasão escolar durante um de tempo em suas vidas, porém, demonstraram superações ao retornarem à sala de aula. A princípio a história em quadrinhos foi pensada em forma de momentos: 1°Momento: Apresentação do professor 2° Momento Um Diálogo entre a professora e os alunos a respeito dos motivos que os levaram á evasão escolar. 3° Momento: Diálogos em formas de perguntas. 4° Momento: A professora sugere que cada aluno traga reflexões e idéias para minimizar a evasão escolar. 5° Momento: Qual seria o papel da escola diante dessa realidade vivenciada por cada um desses estudantes? Os estudantes manifestam suas respostas. 6° Momento: Revelar o papel do educador; não só como mediador do conhecimento mais como um incentivador de melhorias na prevenção da evasão escolar. Na promoção de ações que dê estímulos, incentivo, dá o devido valor a estes estudantes, com experiências de vida impactantes. Desvelar na consciência de cada um que seu retorno a sala de aula é só o começo de grandes conquistas futuras! A partir deste roteiro surgiram alguns rabiscos como: Com a colaboração de um profissional designer gráfico. Foi possível construir a história em quadrinhos propriamente dito, chamado de gibi, com o roteiro definido e pronto. O primeiro passo para a criação da história, foi transformar as respostas em uma narrativa leve, em forma de diálogo, que se enquadrassem melhor em um livro de história. Com tantas informações, foi preciso fazer um resumo para que essa leitura, fluísse de forma agradável. A partir da narrativa criada, se construiu um roteiro com todas as falas. Com definições de cenas e quadros. A partir destas definições por páginas, foram vistos todos os detalhes necessários para diagramação e a ilustração. Após todas estas realizações concluídas, cada quadrinho foi idealizado a partir de um rascunho, que depois de renderizados se tornou o produto final e finalmente a organização das páginas da bibliografia e da capa, com a marca da história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,65pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectevasão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Título: dc.titleEducação de Jovens e Adultos Transformando Vidaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertação/ mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons