Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Leonardo Coutinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Moura, Paulo Rogerio Garcez | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kauark, Fabiana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-24T19:39:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-24T19:39:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565963 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os jogos didáticos constituem uma metodologia de alta potencialidade para otimizar o aprendizado, pois oportunizam ao professor diversificar estratégias de ensino e confrontar os alunos com situações que atraem a atenção. Diante disto, a presente pesquisa foi realizada com os seguintes objetivos: investigar a potencialidade do jogo didático na aprendizagem de fórmulas químicas e nomenclatura de bases e ácidos inorgânicos em escolas públicas de ensino médio regular da 1ª região administrativa do município de Vila Velha-ES; conhecer o percurso histórico e o surgimento dos jogos na sociedade; averiguar nos documentos oficiais o papel do jogo didático na aprendizagem de Química e propor um jogo didático de fórmulas químicas e nomenclatura de bases e ácidos inorgânicos ancorado nos princípios da aprendizagem significativa crítica e que potencialize o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Dessa forma, um jogo didático denominado NORFQUIM (nomeando e representando fórmulas químicas) foi elaborado, validado e testado em turmas da 1ª série do ensino médio regular de diferentes escolas públicas estaduais da 1ª região administrativa do município de Vila Velha-ES. Ao todo, participaram da pesquisa seis turmas com contingente médio de vinte alunos/turma, escolhidas de forma aleatória. O jogo, idealizado para aplicação em sala de aula e execução em equipes, trata-se de um carteado que visa à montagem de fórmulas de bases e ácidos inorgânicos por meio da associação inicial de cartas e subsequente representação da fórmula e identificação química do composto. As observações do pesquisador, registradas em diário de campo durante a aplicação do jogo, e as rodas de conversa com os participantes, apreciadas qualitativamente por análise de conteúdo, serviram de base para a avaliação do material didático elaborado. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu no aperfeiçoamento do raciocínio e domínio dos conceitos químicos. A competição saudável gerou um ambiente descontraído que motivou a participação efetiva dos estudantes, o que pode ser verificado a partir das observações do pesquisador e da análise do conteúdo dos diálogos registrados durante as rodas de conversa. Diante disto, comprovou-se que o jogo NORFQUIM, através de ações formativas direcionadas e interventivas estabeleceu redes de aprendizagens nas quais o conhecimento químico foi aprendido, gerando um elo entre os saberes construídos e o cotidiano do aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5191 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | jogos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | Jogo NORFQUIM: Nomeando e representando fórmulas químicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUI | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
V1 Guia Didático Leonardo Coutinho Ribeiro.pdf | produto educacional | 5,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/565963/2/V1 Guia Didático Leonardo Coutinho Ribeiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons