Jogo NORFQUIM: Nomeando e representando fórmulas químicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Leonardo Coutinho-
Autor(es): dc.contributor.authorde Moura, Paulo Rogerio Garcez-
Autor(es): dc.contributor.authorKauark, Fabiana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-24T19:39:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-24T19:39:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565963-
Resumo: dc.description.abstractOs jogos didáticos constituem uma metodologia de alta potencialidade para otimizar o aprendizado, pois oportunizam ao professor diversificar estratégias de ensino e confrontar os alunos com situações que atraem a atenção. Diante disto, a presente pesquisa foi realizada com os seguintes objetivos: investigar a potencialidade do jogo didático na aprendizagem de fórmulas químicas e nomenclatura de bases e ácidos inorgânicos em escolas públicas de ensino médio regular da 1ª região administrativa do município de Vila Velha-ES; conhecer o percurso histórico e o surgimento dos jogos na sociedade; averiguar nos documentos oficiais o papel do jogo didático na aprendizagem de Química e propor um jogo didático de fórmulas químicas e nomenclatura de bases e ácidos inorgânicos ancorado nos princípios da aprendizagem significativa crítica e que potencialize o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Dessa forma, um jogo didático denominado NORFQUIM (nomeando e representando fórmulas químicas) foi elaborado, validado e testado em turmas da 1ª série do ensino médio regular de diferentes escolas públicas estaduais da 1ª região administrativa do município de Vila Velha-ES. Ao todo, participaram da pesquisa seis turmas com contingente médio de vinte alunos/turma, escolhidas de forma aleatória. O jogo, idealizado para aplicação em sala de aula e execução em equipes, trata-se de um carteado que visa à montagem de fórmulas de bases e ácidos inorgânicos por meio da associação inicial de cartas e subsequente representação da fórmula e identificação química do composto. As observações do pesquisador, registradas em diário de campo durante a aplicação do jogo, e as rodas de conversa com os participantes, apreciadas qualitativamente por análise de conteúdo, serviram de base para a avaliação do material didático elaborado. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu no aperfeiçoamento do raciocínio e domínio dos conceitos químicos. A competição saudável gerou um ambiente descontraído que motivou a participação efetiva dos estudantes, o que pode ser verificado a partir das observações do pesquisador e da análise do conteúdo dos diálogos registrados durante as rodas de conversa. Diante disto, comprovou-se que o jogo NORFQUIM, através de ações formativas direcionadas e interventivas estabeleceu redes de aprendizagens nas quais o conhecimento químico foi aprendido, gerando um elo entre os saberes construídos e o cotidiano do aluno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5191 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectjogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Título: dc.titleJogo NORFQUIM: Nomeando e representando fórmulas químicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons