EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU: Uma Incógnita...Uma Revisita à Igualdade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFRANÇA, ROSIMERI-
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, EDITE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-23T17:20:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-23T17:20:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto- Rosimeri França 2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565783-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de atividades é a versão não digital do e-book com o mesmo título, o qual se encontra disponível online e é o produto educacional da pesquisa “ISOLAR O X, ISOLAR O Y....E AGORA?: Recursos tecnológicos digitais como mediadores na resolução de equações do 1º grau.” As atividades deste caderno são provenientes de uma sequência didática para resolução de equações do 1º grau, com o apoio dos objetos digitais de aprendizagem: a “Balança” e o “Pat2Math”. A sequência didática proposta foi desenvolvida em um minicurso para alunos do 3º ano do Ensino Médio de um colégio do Estado do Rio de Janeiro, os quais apresentavam dificuldades nesse assunto. A sequência, como prática educativa foi elaborada a partir da concepção de Antoni Zabala, delineou o minicurso e o conjunto de atividades foi um dos instrumentos de coleta de dados para esse estudo, ao lado do questionário e da entrevista. A pesquisa objetivou analisar as possíveis contribuições que a tecnologia digital poderia oferecer para diminuir as dificuldades que os alunos do 3º ano do Ensino Médio apresentavam na resolução de equações do 1º grau. De natureza qualitativa e com características de pesquisa-ação, essa investigação fundamentou-se nos estudos de Raymond Duval sobre os Registros de Representação Semiótica; de Gérard Vergnaud referente ao Campo Conceitual Algébrico, além dos estudos de Bairral sobre os dispositivos móveis; e de Borba, Scucuglia e Gadanidis sobre das tecnologias digitais na Educação Matemática. A Análise de conteúdo proposta por Bardin e o método da triangulação dos dados de acordo com Mathison, nortearam a análise dos dados. Esses resultados apontaram que as tecnologias digitais são importantes recursos para a compreensão das mudanças de representações semióticas e auxiliam na resolução das equações do 1º grau, contanto que façam parte de uma sequência didática, planejada e conduzida pelo professor regente. Destacamos, que as tecnologias digitais aproximaram os alunos do seu objeto de estudo, talvez pela familiaridade que cada um possuía com seu celular, o qual passou a ser visto não apenas como um objeto de lazer, mas também um facilitador das discussões sobre o tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.754kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEquações do 1º graupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjetos Digitais de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das Representações Semióticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCampos Conceituaispt_BR
Título: dc.titleEQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU: Uma Incógnita...Uma Revisita à Igualdadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons