Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MACIEL, ALDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SIQUEIRA, JAKELINE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-12T16:53:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-12T16:53:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_EduCapes_SIQUEIRA_MACIEL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564838 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de atividades se constitui no produto pedagógico de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Ensino de Educação Básica, filiado ao Programa de Pós-graduação do Colégio Pedro II/RJ. O objetivo deste caderno é desenvolver atividades pedagógicas inovadoras com foco na leitura crítica de imagens, em HQs, para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a partir da investigação de metáforas e suas realizações visuais. As atividades propostas aqui são embasadas nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), de Halliday (1985, 2014) que subsidia a elaboração da Gramática do Design Visual (GDV), cujos autores são Kress e van Leeuwen (1996, 2006). No uso congregado dessas duas teorias é que reside a inovação deste trabalho. A GDV se constitui em uma ferramenta para análise de imagens, partindo da ideia de que elas são estruturas sintáticas passíveis de serem analisadas, assim como é feito na linguagem verbal. Dessa forma, Kress e van Leeuwen propõem uma sistematização específica para a leitura de textos multimodais, com base em três metafunções, tal qual na LSF, que apontam critérios para a leitura e análise de imagens. Ao final das atividades deste caderno, você encontrará uma breve exposição desses pressupostos teóricos, além de alguns endereços de links para sites em que você encontrará material confiável para aprofundar o conhecimento de tais teorias, se assim desejar. O intuito dessa seção é trazer colaborações para a formação continuada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | HQS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de Atividades: Decifrando o enigma entre o verbal e o visual. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | LÍNGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_EduCapes_SIQUEIRA_MACIEL.pdf | Este caderno de atividades se constitui no produto pedagógico de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Ensino de Educação Básica, filiado ao Programa de Pós-graduação do Colégio Pedro II/RJ. O objetivo deste caderno é desenvolver atividades pedagógicas inovadoras com foco na leitura crítica de imagens, em HQs, para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a partir da investigação de metáforas e suas realizações visuais. As atividades propostas aqui são embasadas nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), de Halliday (1985, 2014) que subsidia a elaboração da Gramática do Design Visual (GDV), cujos autores são Kress e van Leeuwen (1996, 2006). No uso congregado dessas duas teorias é que reside a inovação deste trabalho. | 1,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564838/1/Produto_EduCapes_SIQUEIRA_MACIEL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: