Caderno de Atividades: Decifrando o enigma entre o verbal e o visual.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACIEL, ALDA-
Autor(es): dc.contributor.authorSIQUEIRA, JAKELINE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-12T16:53:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-12T16:53:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherProduto_EduCapes_SIQUEIRA_MACIELpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564838-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de atividades se constitui no produto pedagógico de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Ensino de Educação Básica, filiado ao Programa de Pós-graduação do Colégio Pedro II/RJ. O objetivo deste caderno é desenvolver atividades pedagógicas inovadoras com foco na leitura crítica de imagens, em HQs, para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a partir da investigação de metáforas e suas realizações visuais. As atividades propostas aqui são embasadas nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), de Halliday (1985, 2014) que subsidia a elaboração da Gramática do Design Visual (GDV), cujos autores são Kress e van Leeuwen (1996, 2006). No uso congregado dessas duas teorias é que reside a inovação deste trabalho. A GDV se constitui em uma ferramenta para análise de imagens, partindo da ideia de que elas são estruturas sintáticas passíveis de serem analisadas, assim como é feito na linguagem verbal. Dessa forma, Kress e van Leeuwen propõem uma sistematização específica para a leitura de textos multimodais, com base em três metafunções, tal qual na LSF, que apontam critérios para a leitura e análise de imagens. Ao final das atividades deste caderno, você encontrará uma breve exposição desses pressupostos teóricos, além de alguns endereços de links para sites em que você encontrará material confiável para aprofundar o conhecimento de tais teorias, se assim desejar. O intuito dessa seção é trazer colaborações para a formação continuada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,42 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetáforapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHQSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem de Língua Portuguesapt_BR
Título: dc.titleCaderno de Atividades: Decifrando o enigma entre o verbal e o visual.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLÍNGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Produto_EduCapes_SIQUEIRA_MACIEL.pdfEste caderno de atividades se constitui no produto pedagógico de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Ensino de Educação Básica, filiado ao Programa de Pós-graduação do Colégio Pedro II/RJ. O objetivo deste caderno é desenvolver atividades pedagógicas inovadoras com foco na leitura crítica de imagens, em HQs, para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a partir da investigação de metáforas e suas realizações visuais. As atividades propostas aqui são embasadas nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), de Halliday (1985, 2014) que subsidia a elaboração da Gramática do Design Visual (GDV), cujos autores são Kress e van Leeuwen (1996, 2006). No uso congregado dessas duas teorias é que reside a inovação deste trabalho.1,45 MBAdobe PDF/bitstream/capes/564838/1/Produto_EduCapes_SIQUEIRA_MACIEL.pdfDownload