SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSPIANDORIN, MARCELLO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-09T21:39:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-09T21:39:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherSPIANDORIN,M - Produto Educacional - SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564729-
Resumo: dc.description.abstractA Sequência Didática (SD) ou unidades didáticas tem sido muito utilizada por diversos pesquisadores da área de educação, sendo elas um modo do professor organizar as atividades de ensino em função de núcleos temáticos e procedimentais (ARAUJO, 2013), onde a SD funciona como um instrumento que fortalece as práticas desenvolvidas em sala de aula. De acordo com Zabala (1998), cada unidade didática deve conter um conjunto de atividades ordenadas e articuladas para realização de um conjunto de objetivos onde o professor e o aluno conhecem o princípio e a finalidade de cada um deles. O tema central deste Produto Educacional envolve a produção de uma SD sobre o Saneamento Básico (SB) que nos últimos anos é um dos principais assuntos quando se fala em bem-estar físico, mental e social, sendo que para grande parte da sociedade, o SB é restrito a disponibilidade de água e a coleta e tratamento do esgoto. O que muitos desconhecem é que o SB vai muito além da água e do esgoto, ele envolve diversos outros fatores como a coleta e a destinação dos resíduos sólidos e que a deficiência do SB afeta o âmbito pessoal, profissional e social de toda a população. Devido a importância do tema para a sociedade e a ocorrente citação do mesmo nas principais avaliações externas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e visto a falta de material contextualizando as diferentes áreas da Biologia interligando assuntos como diversos seres vivos, ecologia e parasitoses, foi desenvolvida uma Sequência Didática sobre Saneamento Básico para o Ensino de Biologia. A SD tem como objetivo direcionar didaticamente a organização e preparo das atividades em sala de aula, desta forma foi elaborada uma SD contendo 12 atividades para serem aplicadas. Todas as atividades propostas possuem um plano de aula detalhando as Competências e Habilidades de acordo com a Matriz do ENEM, uma explanação sobre os assuntos abordados nas aulas como os conceitos gerais sobre o SB, os dados de como está o saneamento no Brasil e no Ceará, as leis que implicam sobre o tema, doenças relacionadas a sua deficiência além de uma aula prática e uma aula em campo. Os planos de aula também possuem sugestões de atividades para serem aplicadas junto aos alunos assim como uma sugestão de bibliografia para o apoio do professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent750KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática. Saneamento Básico. Ensino de Biologia.pt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons