Função Modular Ensino por Sequências Didáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta Junior, José Américo Trindade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-06T14:28:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-06T14:28:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
identificador: dc.identifier.otherJosé Américo Trindade Costa Juniorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564667-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos relativos à Função Modular. Na literatura existem poucos trabalhos acadêmicos que retratam esse assunto como objeto matemático. Sendo assim, objetiva-se estudar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e a aprendizagem de Função Modular. No desenvolvimento deste trabalho, a questão a ser respondida é: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de Função Modular? A pesquisa desenvolvida possui traços quantitativos e qualitativos. No estudo será utilizado pressupostos teóricos da Teoria das Situações Didáticas. E para a análise da evolução da Sequência Didática, então procede-se a metodologia; noções de Análise Microgenética na investigação da construção do conhecimento a partir das interações verbais de Góes (2000) e a Análise de Discurso, segundo Mortimer e Scott (2002). A coleta das informações para a construção do Produto Educacional (composto por teste de conhecimentos matemáticos sobre conteúdos: Função Afim e Módulo; oficina; Sequência Didática e aplicação e avaliação aplicativa), se compôs a partir da aplicação de um questionário sociocultural e um teste com o objeto matemático Função Modular com os alunos egressos no 2º Ano do Ensino Médio, assim como os professores de Matemática da instituição também responderam um questionário referente ao conteúdo. Além disso, a revisão de literatura, análise dos livros didáticos e a consulta dos documentos oficiais colaboraram para uma síntese bibliográfica do objeto. A Sequência Didática construída compõe-se por quatro atividades elaboradas especificamente ao conteúdo matemático Função Afim que dará a formalização do conceito de Função Modular. Ao analisar as interações realizadas na aplicação da Sequência Didática notou-se que esta promoveu significativa melhoria na aprendizagem do conceito de Função Modular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3934pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Modularpt_BR
Título: dc.titleFunção Modular Ensino por Sequências Didáticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais