Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa Junior, José Américo Trindade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-06T14:28:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-06T14:28:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | José Américo Trindade Costa Junior | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564667 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos relativos à Função Modular. Na literatura existem poucos trabalhos acadêmicos que retratam esse assunto como objeto matemático. Sendo assim, objetiva-se estudar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e a aprendizagem de Função Modular. No desenvolvimento deste trabalho, a questão a ser respondida é: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de Função Modular? A pesquisa desenvolvida possui traços quantitativos e qualitativos. No estudo será utilizado pressupostos teóricos da Teoria das Situações Didáticas. E para a análise da evolução da Sequência Didática, então procede-se a metodologia; noções de Análise Microgenética na investigação da construção do conhecimento a partir das interações verbais de Góes (2000) e a Análise de Discurso, segundo Mortimer e Scott (2002). A coleta das informações para a construção do Produto Educacional (composto por teste de conhecimentos matemáticos sobre conteúdos: Função Afim e Módulo; oficina; Sequência Didática e aplicação e avaliação aplicativa), se compôs a partir da aplicação de um questionário sociocultural e um teste com o objeto matemático Função Modular com os alunos egressos no 2º Ano do Ensino Médio, assim como os professores de Matemática da instituição também responderam um questionário referente ao conteúdo. Além disso, a revisão de literatura, análise dos livros didáticos e a consulta dos documentos oficiais colaboraram para uma síntese bibliográfica do objeto. A Sequência Didática construída compõe-se por quatro atividades elaboradas especificamente ao conteúdo matemático Função Afim que dará a formalização do conceito de Função Modular. Ao analisar as interações realizadas na aplicação da Sequência Didática notou-se que esta promoveu significativa melhoria na aprendizagem do conceito de Função Modular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3934 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Modular | pt_BR |
Título: dc.title | Função Modular Ensino por Sequências Didáticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
José Américo Trindade Costa Junior.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564667/1/José Américo Trindade Costa Junior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: