UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CILINDRO CIRCULAR RETO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAUÉS, DANIEL DE DEUS NEGRÃO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-03-06T13:16:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-03-06T13:16:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-08-
identificador: dc.identifier.otherDANIEL DE DEUS NEGRÃO MAUÉSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564665-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho visou pesquisar sobre o ensino do cilindro circular reto na educação básica e analisar a potencialidade da aplicação de uma Sequência Didática elaborada para ensinar esse conteúdo em uma segunda série do ensino médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba, logo objetivou-se analisar as potencialidades da aplicação de uma Sequência Didática - (SD) envolvendo o ensino de cilindro circular reto para uma turma de 2º série do ensino médio. Para tanto os aportes teóricos usados na metodologia didática do experimento foram as Teorias das Situações Didáticas de Brousseau (1986), vinculada aos conceitos de Sequências Didáticas de Zabala (1998), e estruturações de UARC’s de Cabral (2017), escolheuse como instrumentos de apoio para a aplicação da SD, materiais manipuláveis concretos e folhas de atividades compondo 5 UARC’s. Para sondar as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de cilindro, realizou-se, revisão de literatura sobre o ensino de geometria espacial, pesquisas em livros formais e didáticos sobre o conteúdo, pesquisas através de questionários envolvendo 100 alunos egressos ao conteúdo e 41 professores da educação básica. Após verificação das dificuldades e lacunas do conteúdo, elaboraram-se cinco atividades envolvendo cilindros que compuseram a SD visando minimizar tais dificuldades e lacunas. A análise dos dados foi realizada através da Análise do Discurso e Análise Microgenética, as quais validaram o experimento realizado, pois apontaram como resultado os indícios de aprendizagem presentes nas interações verbais entre alunos e professores participantes do experimento, além dos indícios de aprendizagem apontados, verificou-se em uma Intervenção Avaliativa Restrita - (IAr) que os alunos aprenderam significativamente o conteúdo, pois estes aprenderam a fórmula e conceitos através das pesquisas realizadas por eles mesmos com apoio do material manipulável concreto e folhas de atividades utilizados nas UARC’s, mostrando assim que a sequência produzida foi profícua para o ensino de cilindro reto de base circular, concluindo que a metodologia aplicada no experimento é uma boa alternativa de ensinar cilindro circular reto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3247pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCilindropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CILINDRO CIRCULAR RETOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais