Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAUÉS, DANIEL DE DEUS NEGRÃO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-03-06T13:16:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-03-06T13:16:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | DANIEL DE DEUS NEGRÃO MAUÉS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564665 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho visou pesquisar sobre o ensino do cilindro circular reto na educação básica e analisar a potencialidade da aplicação de uma Sequência Didática elaborada para ensinar esse conteúdo em uma segunda série do ensino médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba, logo objetivou-se analisar as potencialidades da aplicação de uma Sequência Didática - (SD) envolvendo o ensino de cilindro circular reto para uma turma de 2º série do ensino médio. Para tanto os aportes teóricos usados na metodologia didática do experimento foram as Teorias das Situações Didáticas de Brousseau (1986), vinculada aos conceitos de Sequências Didáticas de Zabala (1998), e estruturações de UARC’s de Cabral (2017), escolheuse como instrumentos de apoio para a aplicação da SD, materiais manipuláveis concretos e folhas de atividades compondo 5 UARC’s. Para sondar as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de cilindro, realizou-se, revisão de literatura sobre o ensino de geometria espacial, pesquisas em livros formais e didáticos sobre o conteúdo, pesquisas através de questionários envolvendo 100 alunos egressos ao conteúdo e 41 professores da educação básica. Após verificação das dificuldades e lacunas do conteúdo, elaboraram-se cinco atividades envolvendo cilindros que compuseram a SD visando minimizar tais dificuldades e lacunas. A análise dos dados foi realizada através da Análise do Discurso e Análise Microgenética, as quais validaram o experimento realizado, pois apontaram como resultado os indícios de aprendizagem presentes nas interações verbais entre alunos e professores participantes do experimento, além dos indícios de aprendizagem apontados, verificou-se em uma Intervenção Avaliativa Restrita - (IAr) que os alunos aprenderam significativamente o conteúdo, pois estes aprenderam a fórmula e conceitos através das pesquisas realizadas por eles mesmos com apoio do material manipulável concreto e folhas de atividades utilizados nas UARC’s, mostrando assim que a sequência produzida foi profícua para o ensino de cilindro reto de base circular, concluindo que a metodologia aplicada no experimento é uma boa alternativa de ensinar cilindro circular reto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3247 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cilindro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CILINDRO CIRCULAR RETO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Daniel de Deus Negrão Maues.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564665/1/Daniel de Deus Negrão Maues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: