Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Flávia Chini | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Francisco Junior, Wilmo Ernesto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-28T14:08:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-28T14:08:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de orientação para análise de imagens em livros didáticos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564443 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Devido à posição que as imagens têm ocupado nas atividades pedagógicas em sala de aula, apontadas por diversos pesquisadores da Educação, a deficiência na formação de professores que não estabelece os alicerces para uma leitura da imagem, como um possível caminho para uso pedagógico, a complexidade em ler/interpretar/significar as imagens, surge a proposta de elaborar um guia de orientações para a leitura de imagens fotográficas. A finalidade do guia de orientações é oferecer um suporte, destinado aos professores, para a leitura e seleção de imagens fotográficas, compondo o planejamento de estratégias envolvendo linguagem fotográfica em sala de aula. Selecionar uma imagem para compor uma atividade no contexto educacional impõe sua leitura, que necessita de uma intencionalidade, uma intencionalidade pedagógica em se utilizar a imagem. É preciso ter em mente o objetivo a ser atingido por meio do recurso imagético. Os questionamentos para a seleção e planejamento do uso da imagem na prática pedagógica devem ser norteados por: O que quero/posso ensinar a partir da imagem? Por que ensinar? Como ensinar? O que meus alunos podem aprender com ela? Estas considerações iniciais permitem que o professor organize a construção racional do conhecimento científico em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 153k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | imagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | multimodalidade | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de orientação para análise de imagens em livros didáticos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional fruto de dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons