Guia de orientação para análise de imagens em livros didáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Flávia Chini-
Autor(es): dc.contributor.authorFrancisco Junior, Wilmo Ernesto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-28T14:08:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-28T14:08:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-
identificador: dc.identifier.otherGuia de orientação para análise de imagens em livros didáticospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564443-
Resumo: dc.description.abstractDevido à posição que as imagens têm ocupado nas atividades pedagógicas em sala de aula, apontadas por diversos pesquisadores da Educação, a deficiência na formação de professores que não estabelece os alicerces para uma leitura da imagem, como um possível caminho para uso pedagógico, a complexidade em ler/interpretar/significar as imagens, surge a proposta de elaborar um guia de orientações para a leitura de imagens fotográficas. A finalidade do guia de orientações é oferecer um suporte, destinado aos professores, para a leitura e seleção de imagens fotográficas, compondo o planejamento de estratégias envolvendo linguagem fotográfica em sala de aula. Selecionar uma imagem para compor uma atividade no contexto educacional impõe sua leitura, que necessita de uma intencionalidade, uma intencionalidade pedagógica em se utilizar a imagem. É preciso ter em mente o objetivo a ser atingido por meio do recurso imagético. Os questionamentos para a seleção e planejamento do uso da imagem na prática pedagógica devem ser norteados por: O que quero/posso ensinar a partir da imagem? Por que ensinar? Como ensinar? O que meus alunos podem aprender com ela? Estas considerações iniciais permitem que o professor organize a construção racional do conhecimento científico em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent153kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectimagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmultimodalidadept_BR
Título: dc.titleGuia de orientação para análise de imagens em livros didáticospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional fruto de dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons