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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rodolfo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-20T13:50:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-20T13:50:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: A mediação pedagógica no desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa que articula conhecimentos astronômicos e físicos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nessa dissertação apresentamos uma pesquisa resultante do desenvolvimento e implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que articula conhecimentos físicos e astronômicos. O objetivo da SEI é promover a prática da observação astronômica, com e sem instrumentos, enquanto proporciona o desenvolvimento de conhecimentos físicos sobre os fenômenos de refração e reflexão por meio do estudo dos telescópios. O objetivo da pesquisa é analisar a mediação pedagógica no desenvolvimento da SEI com estudantes do ensino médio. A intervenção foi implementada em quatro turmas da segunda série do ensino médio de uma escola localizada no município de Serra da rede estadual do Espírito Santo, sendo 63 meninos e 65 meninas, somando um total de 138 estudantes com idades entre 15 e 18 anos, entre os meses de junho e agosto do ano de 2018. As aulas foram gravadas em áudio e vídeo. As aulas foram transcritas para que por meio das interações discursivas estabelecidas na sala de aula fosse possível analisar a mediação estabelecida no decorrer da SEI visando a coerência com os pressupostos do Ensino por Investigação. Para a dissertação trouxemos a análise de duas aulas, uma se configurando como investigativa e outra como não investigativa, o que nos permitiu repensar as interações estabelecidas nessas aulas. Essas análises sinalizam que a autoavaliação da prática docente pode contribuir positivamente para a compreensão dos elementos ocorridos ao longo da aula e, consequentemente, um melhor entendimento da perspectiva investigativa, nos permitindo repensar as ações e contextualizações para as próximas intervenções. Assumir uma o ensino por investigação como postura pedagógica necessita de uma mudança na forma de interagir e estabelecer mediações em sala de aula, e esse movimento é um processo importante para apropriação da abordagem. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física; Ensino de Astronomia; Ensino por investigação; Mediação pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | A mediação pedagógica no desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa que articula conhecimentos astronômicos e físicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - Rodolfo Sant'Ana.pdf | 6,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564363/2/Produto Educacional - Rodolfo Sant'Ana.pdfDownload |
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