Uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo no Ensino Médio, baseada em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da motivação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Nikolai-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-19T20:53:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-19T20:53:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-19-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional: Uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo no Ensino Médio, baseada em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da motivaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564334-
Resumo: dc.description.abstractDescreve o processo de montagem, utilização e avaliação de uma sequência didática sobre Eletromagnetismo (Magnetismo e Indução Eletromagnética) que foi aplicada com turmas de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo, em Vitória. A sequência constitui material complementar para uso com o livro “Física: aula por aula, volume 3” de Barreto e Xavier (2013), mas encontrase adaptada com material que pode ser empregado juntamente com qualquer outro livro didático de Ensino Médio que cubra o assunto. Trata-se de orientações de montagem e roteiros de uso de experimentos, de material multimídia disponibilizado em pasta compartilhada online, bem como sugestões de sequenciamento dos conteúdos a serem abordados em sala de aula. O conteúdo apresentado pelo livro-texto foi reduzido a fim de se adequar à carga horária anual de 80h da rede estadual de ensino do Espírito Santo, mas buscou-se manter a relação de conteúdos, competências e habilidades trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais) e suas orientações PCN+ (BRASIL, PCN+), as matrizes curriculares do Enem (INEP, 2014) e do Paebes (PAEBES), e o Currículo Básico das Escolas Estaduais (SEDU, 2009) e as orientações curriculares correspondentes (SEDU, 2017). Foi utilizada como base para o trabalho a Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 2003, MOREIRA, 2009, 2011a, 2011b, 2012, 2016,), complementada pela técnica de Instrução pelos Colegas (ARAÚJO; MAZUR, 2013, CROUCH et al., 2003) como forma de negociação de significados, e com elementos de estudos sobre Motivação compilados por Bzuneck (2010). O estudo teve delineamento quase-experimental, com uso de grupo controle e grupo experimental com pré e pós-testes e questionários de opinião. A avaliação da implementação lançou mão de testes estatísticos e de análise qualitativa do diário do professor e das opiniões dos alunos, investigadas com Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), indicando que houve maior avanço no aproveitamento do curso pelos alunos das turmas experimentais entre o pré e o pós-teste do que pelos alunos das turmas controle. Os registros do professor corroboram os elementos das teorias empregados em sala e as opiniões dos alunos foram de aprovação da sequência, principalmente pela abundância de experimentos e pelas relações estabelecidas entre conteúdo e cotidiano. Conclui-se que o avanço mais pronunciado nos escores do grupo experimental parece decorrer do emprego do corpo teórico escolhido, e que, no entanto, é desejável fazer um estudo com universo mais amplo de alunos, professores e escolas, de modo a reduzir a relevância de fatores fora do nosso controle. Por fim, o trabalho do mestrado profissional se mostra sobremaneira transformador para professores mestrandos, pois contribui para a formação de suas faces pesquisadoras à medida que aperfeiçoa sua prática profissional.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa; Eletromagnetismo; Instrução pelos Colegas; Motivaçãopt_BR
Título: dc.titleUma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo no Ensino Médio, baseada em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da motivaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons