Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alvarenga, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-19T20:48:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-19T20:48:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Uma proposta de sequência didática multi-instrumento para o ensino dos conceitos iniciais de Termodinâmica no Ensino Médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564333 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é uma pesquisa-ação de caráter qualitativo por meio do qual foi investigada uma proposta de ensino sobre os conceitos de termodinâmica, especificamente os relacionados aos processos de transmissão de calor. Fundamentou-se na Teoria de Aprendizagem Significativa (AS) de David Ausubel (2003), que afirma que só há ensino quando há aprendizagem e esta deve ser significativa. Por toda a pesquisa, priorizou-se abordagens que estabelecessem relações entre os conceitos ensinados e o cotidiano dos alunos. Para o desenvolvimento metodológico, utilizou-se diferentes materiais instrucionais como simulador computacional, textos, experimentos, jogo didático, aquecedor solar de baixo custo e produção de vídeos, cujo objetivo era a ocorrência da aprendizagem significativa de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Desenvolveu-se a pesquisa em quatro etapas que se entrelaçaram e convergiram para a promoção da aprendizagem significativa. Nos pré-testes, primeira etapa da pesquisa, realizou-se a coleta de dados a respeito dos conhecimentos prévios. Na etapa seguinte, aplicou-se os materiais instrucionais. Na sequência implementou-se as atividades motivadoras, cuja ideia era verificar se propostas com essas características poderiam promover contribuições na apropriação de conhecimentos e na interação entre os alunos. Na quarta etapa aplicou-se os póstestes, para coleta de dados e verificação de aprendizagem, fornecendo também, material para as análises e a conclusão da pesquisa. Para a análise de dados dos pré e pós testes com questões objetivas, usou-se o método conhecido como Afla de Cronbach e fez-se uma verificação da consistência estatística dos resultados. Para as análises dos demais materiais instrucionais, considerou-se uma perspectiva essencialmente qualitativa. Como resultado geral, pode-se afirmar que, o material utilizado, mostrou-se potencialmente significativo, contribuindo para evolução correta desses conceitos, além de possibilitar aos alunos a capacidade de estabelecer relações entre o conteúdo estudado e os fenômenos observados no seu dia a dia, bem como identificar e diferenciar as três formas de transferência de energia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Calor; temperatura; processos de transmissão de calor; materiais instrucionais; aprendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta de sequência didática multi-instrumento para o ensino dos conceitos iniciais de Termodinâmica no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Luciana Vianna Gomes Alvarenga.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564333/2/Produto Educacional - Luciana Vianna Gomes Alvarenga.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons