Uma proposta de sequência didática multi-instrumento para o ensino dos conceitos iniciais de Termodinâmica no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlvarenga, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-19T20:48:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-19T20:48:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-19-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional: Uma proposta de sequência didática multi-instrumento para o ensino dos conceitos iniciais de Termodinâmica no Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564333-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa-ação de caráter qualitativo por meio do qual foi investigada uma proposta de ensino sobre os conceitos de termodinâmica, especificamente os relacionados aos processos de transmissão de calor. Fundamentou-se na Teoria de Aprendizagem Significativa (AS) de David Ausubel (2003), que afirma que só há ensino quando há aprendizagem e esta deve ser significativa. Por toda a pesquisa, priorizou-se abordagens que estabelecessem relações entre os conceitos ensinados e o cotidiano dos alunos. Para o desenvolvimento metodológico, utilizou-se diferentes materiais instrucionais como simulador computacional, textos, experimentos, jogo didático, aquecedor solar de baixo custo e produção de vídeos, cujo objetivo era a ocorrência da aprendizagem significativa de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Desenvolveu-se a pesquisa em quatro etapas que se entrelaçaram e convergiram para a promoção da aprendizagem significativa. Nos pré-testes, primeira etapa da pesquisa, realizou-se a coleta de dados a respeito dos conhecimentos prévios. Na etapa seguinte, aplicou-se os materiais instrucionais. Na sequência implementou-se as atividades motivadoras, cuja ideia era verificar se propostas com essas características poderiam promover contribuições na apropriação de conhecimentos e na interação entre os alunos. Na quarta etapa aplicou-se os póstestes, para coleta de dados e verificação de aprendizagem, fornecendo também, material para as análises e a conclusão da pesquisa. Para a análise de dados dos pré e pós testes com questões objetivas, usou-se o método conhecido como Afla de Cronbach e fez-se uma verificação da consistência estatística dos resultados. Para as análises dos demais materiais instrucionais, considerou-se uma perspectiva essencialmente qualitativa. Como resultado geral, pode-se afirmar que, o material utilizado, mostrou-se potencialmente significativo, contribuindo para evolução correta desses conceitos, além de possibilitar aos alunos a capacidade de estabelecer relações entre o conteúdo estudado e os fenômenos observados no seu dia a dia, bem como identificar e diferenciar as três formas de transferência de energia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCalor; temperatura; processos de transmissão de calor; materiais instrucionais; aprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática multi-instrumento para o ensino dos conceitos iniciais de Termodinâmica no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons