Elaboração e Aplicação de Atividades Investigativas na Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Astronomia

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVidigal, Wesley Quintiliano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-19T20:35:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-19T20:35:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-19-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional: Atividades Investigativas para Formação Inicial de Professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564331-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho analisamos a inserção de atividades investigativas sobre tópicos de Astronomia básica, como: a forma da Terra, campo gravitacional, dia e noite, órbita terrestre, estações do ano, Sistema Solar e observação do céu, em um minicurso de formação inicial aplicado a duas turmas de graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Adotamos, como referencial teórico, a Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como pressupostos do Ensino por Investigação. A pesquisa que originou este trabalho é de natureza qualitativa, buscando utilizar como referência trabalhos que abordam a formação inicial de professores da Educação Básica. Na implementação das atividades foram consideradas as concepções prévias sobre ensino, conteúdo e metodologias, dos participantes. A primeira aplicação deste minicurso ocorreu no mês de outubro de 2017, onde a metodologia de abordagem foi essencialmente tradicional, a partir da aplicação de seminários, aulas expositivas e oficinas. A segunda aplicação do minicurso ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2018, na qual se buscou aplicar uma metodologia de ensino por investigação. Na elaboração das atividades do segundo minicurso, consideramos as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde buscamos utilizar equipamentos e materiais didáticos acessíveis e de baixo custo. O registro da aplicação destas atividades foi feito a partir de imagens, gravações das aulas e aplicação de questionários. Os dados indicam que as atividades investigativas, presentes no segundo minicurso, proporcionaram aos estudantes uma apropriação de conceitos fundamentais de Astronomia, além de promover aprendizagem de procedimentos e atitudes, culminando em uma postura mais ativa destes em seu processo de aprendizagem. O produto educacional desta dissertação compõe uma série de atividades investigativas, na forma de material didático, podendo ser utilizado como referência para o ensino de conteúdos de Astronomia na Educação Básica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Astronomia; Formação Inicial;pt_BR
Título: dc.titleElaboração e Aplicação de Atividades Investigativas na Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Astronomiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
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