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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vidigal, Wesley Quintiliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-19T20:35:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-19T20:35:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Atividades Investigativas para Formação Inicial de Professores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564331 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho analisamos a inserção de atividades investigativas sobre tópicos de Astronomia básica, como: a forma da Terra, campo gravitacional, dia e noite, órbita terrestre, estações do ano, Sistema Solar e observação do céu, em um minicurso de formação inicial aplicado a duas turmas de graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Adotamos, como referencial teórico, a Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como pressupostos do Ensino por Investigação. A pesquisa que originou este trabalho é de natureza qualitativa, buscando utilizar como referência trabalhos que abordam a formação inicial de professores da Educação Básica. Na implementação das atividades foram consideradas as concepções prévias sobre ensino, conteúdo e metodologias, dos participantes. A primeira aplicação deste minicurso ocorreu no mês de outubro de 2017, onde a metodologia de abordagem foi essencialmente tradicional, a partir da aplicação de seminários, aulas expositivas e oficinas. A segunda aplicação do minicurso ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2018, na qual se buscou aplicar uma metodologia de ensino por investigação. Na elaboração das atividades do segundo minicurso, consideramos as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde buscamos utilizar equipamentos e materiais didáticos acessíveis e de baixo custo. O registro da aplicação destas atividades foi feito a partir de imagens, gravações das aulas e aplicação de questionários. Os dados indicam que as atividades investigativas, presentes no segundo minicurso, proporcionaram aos estudantes uma apropriação de conceitos fundamentais de Astronomia, além de promover aprendizagem de procedimentos e atitudes, culminando em uma postura mais ativa destes em seu processo de aprendizagem. O produto educacional desta dissertação compõe uma série de atividades investigativas, na forma de material didático, podendo ser utilizado como referência para o ensino de conteúdos de Astronomia na Educação Básica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Astronomia; Formação Inicial; | pt_BR |
Título: dc.title | Elaboração e Aplicação de Atividades Investigativas na Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Astronomia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - Wesley Quintiliano.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564331/3/Produto Educacional - Wesley Quintiliano.pdfDownload |
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