A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDALVI, Silvana Cocco-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, Oscar Luiz Teixeira de-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-14T01:07:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-14T01:07:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-22-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564295-
Resumo: dc.description.abstractQuando escolhemos uma proposta educacional acreditamos que com ela alcançaremos com sucesso nossos objetivos. Junto com essa escolha vem nossos propósitos educacionais de contribuir com a aprendizagem dos alunos no que tange aos conteúdos específicos da matemática, mas também o de formar sujeitos críticos e reflexivos, capazes de exercerem sua cidadania minimizando os contrastes sociais em que vivemos. Esse guia didático é fruto de nossa pesquisa de mestrado desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, no período de 2015 a 2018 com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola localizada em Castelo, Espírito Santo. Nosso objetivo é que ao discriminar essa experiência vivenciada na sala de aula possamos contribuir para que reflita sobre a própria prática pedagógica encontrando subsídios para desenvolver uma prática pedagógica de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica. Organizamos o guia de forma articulada entre a teoria e a prática, pois entendemos que elas caminham juntas no desenvolvimento profissional docente. Olhamos para a sala de aula numa vertente didática com foco no ambiente de aprendizagem e numa vertente cognitiva com destaque para a compreensão da formação do conceito de número racional. Abordaremos nesse guia a parte teórica que sustenta as concepções didática e cognitiva. Em seguida, discriminaremos o desenvolvimento da prática pedagógica da modelagem na perspectiva sociocrítica tendo como tema o problema da escassez de água em Castelo. Esperamos que esse guia seja um recurso didático eficaz nas mãos dos professores cuja desenvolvimento profissional é constante. A reflexão da prática docente leva a sua transformação possibilitando aos professores repensarem seus conceitos sobre o ensino da matemática na atualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.541kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelo de cooperação investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação semióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitospt_BR
Título: dc.titleA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO RACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemáticapt_BR
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