Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DALVI, Silvana Cocco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Oscar Luiz Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-14T01:07:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-14T01:07:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564295 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Quando escolhemos uma proposta educacional acreditamos que com ela alcançaremos com sucesso nossos objetivos. Junto com essa escolha vem nossos propósitos educacionais de contribuir com a aprendizagem dos alunos no que tange aos conteúdos específicos da matemática, mas também o de formar sujeitos críticos e reflexivos, capazes de exercerem sua cidadania minimizando os contrastes sociais em que vivemos. Esse guia didático é fruto de nossa pesquisa de mestrado desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, no período de 2015 a 2018 com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola localizada em Castelo, Espírito Santo. Nosso objetivo é que ao discriminar essa experiência vivenciada na sala de aula possamos contribuir para que reflita sobre a própria prática pedagógica encontrando subsídios para desenvolver uma prática pedagógica de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica. Organizamos o guia de forma articulada entre a teoria e a prática, pois entendemos que elas caminham juntas no desenvolvimento profissional docente. Olhamos para a sala de aula numa vertente didática com foco no ambiente de aprendizagem e numa vertente cognitiva com destaque para a compreensão da formação do conceito de número racional. Abordaremos nesse guia a parte teórica que sustenta as concepções didática e cognitiva. Em seguida, discriminaremos o desenvolvimento da prática pedagógica da modelagem na perspectiva sociocrítica tendo como tema o problema da escassez de água em Castelo. Esperamos que esse guia seja um recurso didático eficaz nas mãos dos professores cuja desenvolvimento profissional é constante. A reflexão da prática docente leva a sua transformação possibilitando aos professores repensarem seus conceitos sobre o ensino da matemática na atualidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.541kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de cooperação investigativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representação semiótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | pt_BR |
Título: dc.title | A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons