Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CALVO, Teresa Cristina Maté | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T20:12:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T20:12:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564261 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia pretende contribuir na melhoria de elaboração de ambientes virtuais de aprendizagem na disciplina Matemática voltados para aprendizagem dialógica em cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância - EAD. A intenção é analisar o ambiente virtual de aprendizagem e, assim, ampliar o potencial pedagógico do diálogo no ensino de Matemática na modalidade a distância. Assim, há aqui um instrumento de análise como produto, com a especificidade da EAD, que considera as características técnicas, mas que ressalta as características ligadas à educação, principalmente no que tange ao processo dialógico. O Guia está organizado a partir de quatro aspectos: a) a proposta da aprendizagem dialógica; b) conceito de ambiente virtual de aprendizagem; c) descrição do processo de elaboração do instrumento de avaliação; d) a estrutura do instrumento de análise do ambiente virtual de aprendizagem para disciplina Matemática em um curso de EAD. Espera-se que a leitura desse Guia contribua na melhoria de qualidade dos cursos de EAD que ofertam a disciplina Matemática nos aspectos da mediação entre o aluno, o professor- tutor e os conteúdos das disciplinas, assim como o acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante o decorrer da disciplina Matemática. Sabe-se que esse material não contempla todas as perguntas que possam surgir durante a elaboração do instrumento de análise, porém a proposta é compartilhar conhecimento para que se impacte positivamente em outras situações de ensino na modalidade a distância. Ao final, há o instrumento, na forma de roteiro, que pretende auxiliar na avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem, tendo como proposta a aprendizagem dialógica no ensino de Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.297kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem dialógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | pt_BR |
Título: dc.title | A APRENDIZAGEM DIALÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons