A APRENDIZAGEM DIALÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCALVO, Teresa Cristina Maté-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Rony Cláudio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T20:12:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T20:12:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-18-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564261-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia pretende contribuir na melhoria de elaboração de ambientes virtuais de aprendizagem na disciplina Matemática voltados para aprendizagem dialógica em cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância - EAD. A intenção é analisar o ambiente virtual de aprendizagem e, assim, ampliar o potencial pedagógico do diálogo no ensino de Matemática na modalidade a distância. Assim, há aqui um instrumento de análise como produto, com a especificidade da EAD, que considera as características técnicas, mas que ressalta as características ligadas à educação, principalmente no que tange ao processo dialógico. O Guia está organizado a partir de quatro aspectos: a) a proposta da aprendizagem dialógica; b) conceito de ambiente virtual de aprendizagem; c) descrição do processo de elaboração do instrumento de avaliação; d) a estrutura do instrumento de análise do ambiente virtual de aprendizagem para disciplina Matemática em um curso de EAD. Espera-se que a leitura desse Guia contribua na melhoria de qualidade dos cursos de EAD que ofertam a disciplina Matemática nos aspectos da mediação entre o aluno, o professor- tutor e os conteúdos das disciplinas, assim como o acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante o decorrer da disciplina Matemática. Sabe-se que esse material não contempla todas as perguntas que possam surgir durante a elaboração do instrumento de análise, porém a proposta é compartilhar conhecimento para que se impacte positivamente em outras situações de ensino na modalidade a distância. Ao final, há o instrumento, na forma de roteiro, que pretende auxiliar na avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem, tendo como proposta a aprendizagem dialógica no ensino de Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.297kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem dialógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação públicapt_BR
Título: dc.titleA APRENDIZAGEM DIALÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons