Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, Fernando Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T11:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T11:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante anos, os processos de aprendizagem foram estudados por diversos pesquisadores e educadores de todo o mundo sob diferentes enfoques, isoladamente por áreas. Atualmente, porém, temos visto a dedicação de alguns pesquisadores em compreender esses mesmos processos perpassando por aspectos biológicos, psicológicos e sociais, de maneira mais integrada. Por isso, especificamente, abordaremos aqui os aspectos biológicos e psicológicos da memória na aprendizagem que, inclusive, vêm sendo divulgados em pesquisas científicas recentes, e apontam caminhos que podem vir a otimizá-la em contextos escolares específicos. Isso porque, se a aprendizagem tem relação com a forma de processar a informação, os processos internos devem se tornar o foco de atenção dos docentes, pois é preciso conhecer “como” os sujeitos aprendem, e não só “o que” eles aprendem. Torna-se, então, necessário compreender que os alunos, por pertencerem à espécie humana, possuem uma biologia cerebral que tem o cérebro como o principal responsável pelo processamento, armazenamento e recuperação das informações adquiridas. Em razão disso, conhecer e entender os processos de aprendizagem que incluem o estudo do funcionamento do sistema nervoso e, principalmente, do cérebro se tornou um dos temas mais importantes de pesquisa de educadores que procuram nos fundamentos das neurociências um apoio para suas práticas pedagógicas. Assim, este guia didático objetiva auxiliar os professores com informações que possam contribuir para sua formação ao aprenderem alguns fundamentos das neurociências e da psicologia aplicadas às práticas pedagógicas ao possibilitar a compreensão do papel da memória na aprendizagem. Objetiva também fornecer sugestões do uso das tecnologias de informação e comunicação e do laboratório de ciências como possibilidades de tornar as aulas um ambiente mais propício ao desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.966kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Verminoses | pt_BR |
Título: dc.title | MEMÓRIA NA ESCOLA, PARA QUÊ? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências e matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons