Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BOONE, Mirelly Katiene e Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T11:21:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T11:21:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564252 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O empoderamento dos estudantes é um processo inserido no contexto das relações sociais de sala de aula e que pode ser favorecido ou não pela prática pedagógica. Além do ambiente, o empoderamento está diretamente associado com a conscientização da capacidade de tomar de decisões, se posicionar, agir e reagir perante a sociedade da qual faz parte, tornando-se comprometido, não só com a sua própria transformação, mas com a do meio em que está inserido. Mas, que características deve ter uma prática pedagógica para que ela favoreça o empoderamento dos alunos? Paulo Freire e Ole Skovsmose apresentam em suas obras duas atividades que eles citam como exemplos de práticas pedagógicas que contribuíram com o processo de empoderamento dos alunos. As atividades são os cursos de Física, intitulado “Da Astrologia à Astronomia”, desenvolvido pelo professor de Física Márcio Campos, na Universidade de Campinas e descrito por Freire (1986); e o Projeto Energia, realizado pelo professor Henning Bødtkjer e descrito por Skovsmose (2014). Ao analisar essas práticas, mais detalhadamente, identificamos quatro características presentes em ambas que julgamos favorecer o empoderamento dos alunos, a saber: a experiência dos estudantes, a pesquisa da realidade, a leitura e interpretação de situações sociopolíticas e a ampliação de horizontes. O propósito desse guia é explicitar as características que foram identificadas, o entendimento de cada uma delas e como elas podem contribuir com o processo de empoderamento dos alunos. Espera-se com isso que o professor se sinta estimulado e insira, a seu critério, essas características em sua prática pedagógica visando contribuir com o processo de empoderamento dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.438kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | EMPODERAR!!!! MAS, COMO? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, matemática crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons