EMPODERAR!!!! MAS, COMO?

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBOONE, Mirelly Katiene e Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T11:21:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T11:21:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-11-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564252-
Resumo: dc.description.abstractO empoderamento dos estudantes é um processo inserido no contexto das relações sociais de sala de aula e que pode ser favorecido ou não pela prática pedagógica. Além do ambiente, o empoderamento está diretamente associado com a conscientização da capacidade de tomar de decisões, se posicionar, agir e reagir perante a sociedade da qual faz parte, tornando-se comprometido, não só com a sua própria transformação, mas com a do meio em que está inserido. Mas, que características deve ter uma prática pedagógica para que ela favoreça o empoderamento dos alunos? Paulo Freire e Ole Skovsmose apresentam em suas obras duas atividades que eles citam como exemplos de práticas pedagógicas que contribuíram com o processo de empoderamento dos alunos. As atividades são os cursos de Física, intitulado “Da Astrologia à Astronomia”, desenvolvido pelo professor de Física Márcio Campos, na Universidade de Campinas e descrito por Freire (1986); e o Projeto Energia, realizado pelo professor Henning Bødtkjer e descrito por Skovsmose (2014). Ao analisar essas práticas, mais detalhadamente, identificamos quatro características presentes em ambas que julgamos favorecer o empoderamento dos alunos, a saber: a experiência dos estudantes, a pesquisa da realidade, a leitura e interpretação de situações sociopolíticas e a ampliação de horizontes. O propósito desse guia é explicitar as características que foram identificadas, o entendimento de cada uma delas e como elas podem contribuir com o processo de empoderamento dos alunos. Espera-se com isso que o professor se sinta estimulado e insira, a seu critério, essas características em sua prática pedagógica visando contribuir com o processo de empoderamento dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.438kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpoderamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Título: dc.titleEMPODERAR!!!! MAS, COMO?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, matemática críticapt_BR
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