O CONCEITO DE DIVISÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, Kariely Lopes Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T10:34:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T10:34:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-24-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564248-
Resumo: dc.description.abstractEscrever um livro que contemple um conteúdo matemático em suas abordagens científicas e escolares foi um desafio que nos propusemos a enfrentar. A ideia de construí-lo surgiu durante minha pesquisa de mestrado, que nos apontou possíveis caminhos a trilhar relacionados aos saberes docentes sobre o conteúdo divisão. A construção desse material é resultado das experiências vivenciadas em um curso de formação continuada ofertado aos professores dos anos iniciais do município de Itaguaçu e, sobretudo, do nosso desejo de expandir os estudos acerca do conteúdo divisão. A formação que desenvolvemos subsidiou-se nas teorias de Shulman (1986, 2015), que nos apresenta uma série de conhecimentos necessários à prática docente, constituindo o que ele denomina a base de conhecimento para o ensino. Para Shulman (2015), a base de conhecimento se refere a um repertório profissional, são conhecimentos subjacentes à compreensão que o professor deve possuir para promover a aprendizagem de seus alunos. De forma semelhante, Mizukami (2004, p.38) enfatiza as ideias de Shulman e explicita que "[...] consiste de um corpo de compreensões, conhecimentos, habilidades e disposições que são necessários para que o professor possa propiciar processos de ensinar e de aprender, em diferentes áreas de conhecimento, níveis, contextos e modalidades de ensino". Dessa forma, são abordados conhecimentos de diversas naturezas, todos necessários e indispensáveis à prática profissional do professor, possibilitando a ele compreender o que é necessário para promover a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, esta obra objetiva dialogar com os colegas formadores que, assim como nós, desejam realizar um estudo aprofundado a respeito do conteúdo divisão e difundi-lo no meio educacional. Da mesma forma, os professores que se interessarem em fazer a leitura também encontrarão subsídios para desenvolver suas aulas, podendo adaptar os conteúdos conforme a própria realidade. Esperamos que o livro contribua de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem como um todo e desperte nos leitores um olhar atento acerca da importância da construção do conceito de divisão e dos saberes pedagógicos do conteúdo necessários à docência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.171kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceito de divisãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCampo multiplicativopt_BR
Título: dc.titleO CONCEITO DE DIVISÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons