Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CASTIGLIONI, Viviane Rosa de Lima Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Antonio Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T10:24:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T10:24:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564247 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Guia didático “Possibilidades matemáticas para turmas de alfabetização em ambientes de aprendizagem” tem o intuito de disponibilizar experiências matemáticas desenvolvidas em uma Escola de Ensino Fundamental do município da Serra, em turmas de alfabetização, a partir de Sequências Didáticas (SD). Partimos do princípio de que é fundamental a organização de um ambiente de aprendizagem, que segundo Alrø e Skovsmose, “[...] É um ambiente que oferece recursos para fazer investigações” (2000, p. 2), ou seja, um espaço que privilegie a aprendizagem dos alunos de maneira diferenciada por meio de um planejamento que contemple a proposição de situações-problema, envolvendo o diálogo, a comunicação e a produção de sentidos. Esse trabalho foi desenvolvido concomitantemente a pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), no Campus Vitória, tornando-se assim um Produto Educacional. A pesquisa intitulada “Para além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra” foi orientada pelo Professor Antonio Henrique Pinto, bem como o referido Guia. Neste Guia, apresentamos um recorte das vivências mais significativas conforme avaliação das professoras e dos pesquisadores, ao observarmos o envolvimento e as aprendizagens das crianças. As experiências ocorreram de modo a atender turmas de Alfabetização, contudo, numa perspectiva constante de ressignificação, as Sequências Didáticas elaboradas não são estáticas e podem ser adaptadas à qualquer turma, atendendo assim a um perfil de crianças específico, para contribuir com o avanço das aprendizagens de maneira significativa. Então, convidamos você a conhecer, refletir, ressignificar e criar a partir daqui, outras possibilidades de aprendizagens! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 782kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo reflexivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
Título: dc.title | POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS PARA TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons