POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS PARA TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCASTIGLIONI, Viviane Rosa de Lima Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T10:24:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T10:24:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-20-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564247-
Resumo: dc.description.abstractO Guia didático “Possibilidades matemáticas para turmas de alfabetização em ambientes de aprendizagem” tem o intuito de disponibilizar experiências matemáticas desenvolvidas em uma Escola de Ensino Fundamental do município da Serra, em turmas de alfabetização, a partir de Sequências Didáticas (SD). Partimos do princípio de que é fundamental a organização de um ambiente de aprendizagem, que segundo Alrø e Skovsmose, “[...] É um ambiente que oferece recursos para fazer investigações” (2000, p. 2), ou seja, um espaço que privilegie a aprendizagem dos alunos de maneira diferenciada por meio de um planejamento que contemple a proposição de situações-problema, envolvendo o diálogo, a comunicação e a produção de sentidos. Esse trabalho foi desenvolvido concomitantemente a pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), no Campus Vitória, tornando-se assim um Produto Educacional. A pesquisa intitulada “Para além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra” foi orientada pelo Professor Antonio Henrique Pinto, bem como o referido Guia. Neste Guia, apresentamos um recorte das vivências mais significativas conforme avaliação das professoras e dos pesquisadores, ao observarmos o envolvimento e as aprendizagens das crianças. As experiências ocorreram de modo a atender turmas de Alfabetização, contudo, numa perspectiva constante de ressignificação, as Sequências Didáticas elaboradas não são estáticas e podem ser adaptadas à qualquer turma, atendendo assim a um perfil de crianças específico, para contribuir com o avanço das aprendizagens de maneira significativa. Então, convidamos você a conhecer, refletir, ressignificar e criar a partir daqui, outras possibilidades de aprendizagens!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent782kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso reflexivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentespt_BR
Título: dc.titlePOSSIBILIDADES MATEMÁTICAS PARA TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
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