TEOREMA DE PITÁGORAS E O GEOGEBRA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRATA FILHO, Gilson Abdala-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, Lígia Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-12T19:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-12T19:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-23-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564225-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático é produto educacional da pesquisa de mestrado intitulada TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS DE TIVIDADES EM TURMAS DE 9o ANO DA REDE PÚBLICA, desenvolvida durante o ano de 2016 a 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com o objetivo de analisar as contribuições de uma abordagem metodológica, no ensino fundamental, utilizando a História da Matemática e situações problemas via GeoGebra no estudo do Teorema de Pitágoras, tendo como princípio a produção de significados como aspecto central para aprendizagem. Neste guia apresentamos a História da Matemática e o uso do software GeoGebra no processo educacional, com objetivo de contribuir para a prática docente e para o estudo do Teorema de Pitágoras. Propusemos um breve manual do GeoGebra e algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas para aqueles que terão o primeiro contato com o software. Em consonância com o objeto matemático da pesquisa – o Teorema de Pitágoras – apresentamos o passo a passo, no GeoGebra, de três demonstrações do teorema: a de Pitágoras, a de Euclides e a de Leonardo Da Vinci. Além disso, trazemos algumas sugestões de atividades com aplicação do teorema que podem ser trabalhadas com o auxílio do software. Por fim, apresentamos recursos que podem ser utilizados pelos professores como alguns livros e trabalhos que abordam o tema apresentado na pesquisa, softwares que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem de Matemática e trabalhos a respeito do tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.485kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de significadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Título: dc.titleTEOREMA DE PITÁGORAS E O GEOGEBRA: UMA RELAÇÃO POSSÍVELpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, história da matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons