
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PRATA FILHO, Gilson Abdala | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Lígia Arantes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T19:11:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T19:11:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564225 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático é produto educacional da pesquisa de mestrado intitulada TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: ANÁLISES EPISTEMOLÓGICAS DE TIVIDADES EM TURMAS DE 9o ANO DA REDE PÚBLICA, desenvolvida durante o ano de 2016 a 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com o objetivo de analisar as contribuições de uma abordagem metodológica, no ensino fundamental, utilizando a História da Matemática e situações problemas via GeoGebra no estudo do Teorema de Pitágoras, tendo como princípio a produção de significados como aspecto central para aprendizagem. Neste guia apresentamos a História da Matemática e o uso do software GeoGebra no processo educacional, com objetivo de contribuir para a prática docente e para o estudo do Teorema de Pitágoras. Propusemos um breve manual do GeoGebra e algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas para aqueles que terão o primeiro contato com o software. Em consonância com o objeto matemático da pesquisa – o Teorema de Pitágoras – apresentamos o passo a passo, no GeoGebra, de três demonstrações do teorema: a de Pitágoras, a de Euclides e a de Leonardo Da Vinci. Além disso, trazemos algumas sugestões de atividades com aplicação do teorema que podem ser trabalhadas com o auxílio do software. Por fim, apresentamos recursos que podem ser utilizados pelos professores como alguns livros e trabalhos que abordam o tema apresentado na pesquisa, softwares que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem de Matemática e trabalhos a respeito do tema. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.485kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | História da matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teorema de Pitágoras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção de significado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
| Título: dc.title | TEOREMA DE PITÁGORAS E O GEOGEBRA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, história da matemática, informática na educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ensino | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons