A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, Deila da Silva Bareli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-12T19:05:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-12T19:05:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-25-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564224-
Resumo: dc.description.abstractA integração curricular é um tema que vem sendo objeto de muitos estudos já realizados e em fase de realização, o que evidencia a sua relevância no contexto didático-pedagógico dos sistemas educacionais, principalmente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no sentido de encontrar caminhos e alternativas para a sua concretização. Durante os anos de 2015 e 2016 realizamos um trabalho de pesquisa sobre a Educação Matemática na perspectiva da integração curricular num curso técnico de nível médio integrado ao ensino médio, no sentido de compreender como o ensino da Matemática participa do processo curricular do curso técnico em agropecuária, numa perspectiva de integração entre a formação geral e a formação profissional. Os resultados desse estudo revelaram, entre outras questões, a relevância da disciplina para a formação técnica, desde a sua utilização mais abstrata e intuitiva, até a sua necessária aplicação para a resolução de problemas e execução de projetos relacionados à área. Neste livro, ao compreendermos o currículo enquanto construção social, buscaremos contribuir com as práticas pedagógicas de professores, equipe pedagógica e gestão escolar, no sentido de que seja verificada a importância do resgate das memórias de uma instituição como um dos pressupostos para a real implementação de um currículo que seja realmente integrado. Para tanto, buscamos realizar esse resgate tomando como eixo o desenvolvimento do ensino da Matemática, compreendendo-a como uma área do conhecimento e disciplina escolar identificada pela aplicação em outras áreas do conhecimento e determinante do desenvolvimento tecnológico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.811kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegração curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons