Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, Deila da Silva Bareli de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T19:05:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T19:05:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564224 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A integração curricular é um tema que vem sendo objeto de muitos estudos já realizados e em fase de realização, o que evidencia a sua relevância no contexto didático-pedagógico dos sistemas educacionais, principalmente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no sentido de encontrar caminhos e alternativas para a sua concretização. Durante os anos de 2015 e 2016 realizamos um trabalho de pesquisa sobre a Educação Matemática na perspectiva da integração curricular num curso técnico de nível médio integrado ao ensino médio, no sentido de compreender como o ensino da Matemática participa do processo curricular do curso técnico em agropecuária, numa perspectiva de integração entre a formação geral e a formação profissional. Os resultados desse estudo revelaram, entre outras questões, a relevância da disciplina para a formação técnica, desde a sua utilização mais abstrata e intuitiva, até a sua necessária aplicação para a resolução de problemas e execução de projetos relacionados à área. Neste livro, ao compreendermos o currículo enquanto construção social, buscaremos contribuir com as práticas pedagógicas de professores, equipe pedagógica e gestão escolar, no sentido de que seja verificada a importância do resgate das memórias de uma instituição como um dos pressupostos para a real implementação de um currículo que seja realmente integrado. Para tanto, buscamos realizar esse resgate tomando como eixo o desenvolvimento do ensino da Matemática, compreendendo-a como uma área do conhecimento e disciplina escolar identificada pela aplicação em outras áreas do conhecimento e determinante do desenvolvimento tecnológico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.811kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integração curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons