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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RESENDE, Allana Cristina Borges de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T19:43:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T19:43:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564222 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na minha infância lembro da casa da minha tia na qual quase tudo era permitido. Comíamos muito, subíamos no telhado, pulávamos na piscina o dia todo, entrávamos em casa molhados, enfim, éramos crianças! Todos brincavam juntos e, a não ser pela preocupação das mães, todos podiam tudo. Como qualquer criança, sempre tinha um primo mais atazanado do que o outro e, com o passar do tempo, sabíamos que o primo mais velho iria tirar o mais novo do melhor lugar do sofá, as meninas ficariam horas no chuveiro, que a Tiane empurraria quem estivesse na borda da piscina e que o Pé de Xaxim comeria todas as batatas fritas. Que família não é assim? Divertida, amorosa, brigona, que toma conta do que não lhe diz respeito, que tem filhos ou que não tem. Mas, pela quantidade de tios, tias, primos, primas, tias-avós que tenho, posso afirmar que nos destacamos entre as famílias que conheço. Até por volta dos meus doze anos essa era a minha visão. Mas algo, não me lembro o que, começou a chamar minha atenção. As pessoas não viam a Tiane e o Pé de Xaxim como eu os via. Eles eram meus primos que brincavam comigo e que se comunicavam de maneira diferente e só. Mas os outros olhavam torto, falavam baixo, cochichavam e meu coração ficou machucado até hoje pelo que aprendi: as pessoas veem o outro como diferente, inconveniente, estranho, esquisito, mal quisto. E assim percebi que meus primos eram especiais. Especiais porque ele é autista e ela tem Síndrome de Down. Especiais porque ele era o meu Pé de Xaxim e ela o sorriso pertinho da piscina de quem iria me empurrar. Movida pela dor e indignação sentida, busquei ao longo da minha vida trabalhar com esse público. Inicialmente como voluntária em associações, e após a graduação como professora. Nessa época percebi que o ensino ainda não era direcionado para os alunos deficientes. Ao pensar sobre métodos de ensino para alunos especiais ingressei no mestrado profissional para realizar tal pesquisa, que obteve como um dos resultados este material direcionado para a prática do professor. Contudo, uma simples leitura dele não contempla toda sua magnitude, é preciso ler a pesquisa e se possível mergulhar na base teórica que a fundamenta, na psicologia histórico-cultural. Receosos – agora no plural uma vez que pesquisa não foi feita exclusivamente por mim - em produzir um documento que o professor transforme em uma ‘receita de bolo’ ou pense que é uma ‘fórmula de ensino’, optamos por trazer para este material elementos que auxiliem o professor a compreender as necessidades de um aluno com Síndrome de Warkany. Para além, convidamos o professor a refletir sobre as próprias crenças acerca do ensino e da aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Ao romper com os próprios paradigmas, podemos questionar nossa filosofia sobre educação e estabelecer objetivos exitosos, que outrora foram ignorados por motivos diversos. Pensar em uma educação que vai além de dados científicos, que se atente para a formação do cognitivo e do desenvolvimento do ser enquanto sujeito, é o desafio que nos clama. Ainda hoje, a escola é carente para trabalhar essa realidade e o que faz não abrange a totalidade dos alunos, visto que muitos são excluídos, quando não invisibilizados. Embora a proposta tenha se desdobrado com um aluno, é passível ser utilizada com todos os públicos, em quaisquer níveis de ensino e disciplina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.155kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria das ações mentais por etapas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Galperin | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Warkany | pt_BR |
Título: dc.title | SÍNDROME DE WARKANY: CONTEXTOS SOBRE A APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, práticas inclusivas na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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