O AUTÍSTICO MUNDO DE SOFIA: DE PENSAR SOBRE A PENSAR COM

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORDEIRO, Janivaldo Pacheco-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-11T13:16:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-11T13:16:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-24-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564189-
Resumo: dc.description.abstractNunca havia parado para pensar à respeito dessa necessidade em descobrir quem sou, ou melhor quem somos? Por que estamos aqui? Qual a razão disso tudo? Precisa ter razão para tudo? Talvez por não perceber as coisas que me cercam ou até mesmo não me preocupar com as coisas do mundo. Afinal sempre pensava que o que não era problema meu não era da minha conta. É bem verdade que experimentei bastante daquilo que o mundo pode me oferecer. Fui isto e aquilo, às vezes um pouco mais daquilo do que disso, até a vida me presentear em ser professor! E então eu sou um pouco de tudo e às vezes me sinto um muito do nada. E, para mim, ser professor é ter essa flexibilidade, essa (in)constância, essa versatilidade: [Eu, por mim, queria isso e aquilo/Um quilo mais daquilo, um grilo menos disso/É disso que eu preciso ou não é nada disso.../(Eu quero é botar o meu bloco na rua – Sérgio Sampaio)]. Foi assim que me senti ao conhecer um pouco de Sofia e descobrir um tanto do seu mundo que é tão peculiar quanto o meu mundo. É bem provável que o mundo de Sofia seja tão diferente como qualquer outro mundo, diverso, e ao mesmo tempo particular, ímpar! Um mundo singular! Sofia é autista- e isso é apenas um mero detalhe – antes disso é humana, o que a torna igual a qualquer outra criança, mas destaca-se por ser carinhosa, e incrivelmente especial. A escolha deste nome é em referência ao best seller O Mundo de Sofia, por equivocadamente considerarmos que o autista tem mundo próprio e como já dito, esta não é uma exclusividade de ninguém, já que todos temos o nosso próprio mundo. E assim, compartilhamos de uma mesma dualidade: se todos nós temos o nosso próprio mundo por que dizer que apenas o autista tem mundo próprio? Por que considerar que os especiais são diferenciados se todos somos diferentes? Estas questões não estão aqui como verdades! Nem pretendemos encontrar respostas para elas, estão apenas como reflexões à respeito da vida, à respeito de Sofia. Ela é ao mesmo tempo clara de ser ler e um misterioso enigma nem sempre decifrável. E nas aventuras, as quais ela nos envolve, deixa transparecer o mistério que é o “mundo” autístico e simultaneamente nos revela o quanto o nosso ‘eu’ precisa se despir para a vida, de rever as nossas (nem sempre) verdades absolutas. Este trabalho é um ensaio dos resultados da pesquisa de mestrado intitulada “DOS (DES)CAMINHOS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS AO AUTÍSTICO MUNDO DE SOFIA: A MATEMÁTICA E O TEATRO DOS ABSURDOS” e está mais para um diálogo entre alguém que se encontrou e os profissionais da educação (em particular ao professor de matemática), do que um guia para ser seguido. Estão nele um pouco de minhasnossas impressões e um tanto de nossas (des)construções à respeito da educação inclusiva e especialmente, à reconstrução do pensamento à cerca das grandes muralhas construídas em torno da matemática como uma disciplina não acessível à todos. A pesquisa iniciada tendo como foco principal problematizar o cotidiano de Alice e os seus (des)caminhos na escola e principalmente nas aulas de matemática teve que ser subitamente rompida pois Alice foi ‘impedida’ de continuar a estudar naquela escola. O objetivo era refletir sobre os (des)caminhos da criança especial personificados em Alice, nas ações de preconceito contra ela, nas discriminações de colegas e despreparo de professores, na sua invisibilização que ocorria até mesmo na realização de atividades mecanizadas e infantilizadas. Pensávamos que o direito de Alice de acesso e permanência - pelo menos esse direito - era garantido. No entanto, Alice não pôde mais freqüentar. E suas garantias violadas! Por característica peculiares de sua deficiência precisava de uma cuidadora para auxiliá-la em suas necessidades e esta servidora precisou se afastar de suas atividades e o cargo outrora ocupado ficou vago por meses, até que o ano findasse. A escola buscou novos funcionários que assumem aquela função, porém, infelizmente, a vaga não foi preenchida. E assim, Alice teve o seu direito violado. Provavelmente, alguma Rainha de Copas, mandou que lhe cortassem a cabeça, e Alice que parecia feliz na escola foi exilada, expulsa(?), impedida de viver aquilo que lhe parecia um País de Maravilhas. Desse modo, fui apresentado a Sofia. E o desapego à Alice foi doloroso. O objetivo da pesquisa permaneceu sendo o mesmo, porém personificados em outra aluna. A mudança provocou-me aflições. Já estava inteirado no País Maravilhoso de Alice e nas possibilidades e potencialidades daquela criança. Precisava agora descobrir Sofia, a criança autista e a trilhar com ela novos caminhos, desafiar nossas possibilidades, desvelar o seu “mundo”: o Mundo Autístico de Sofia. Os desafios se multiplicaram. Sofia era tímida, calada, retraída. Enquanto eu, inexperiente, ignorante, insensível. Não imaginava que a convivência com ela poderia me fazer tão bem! Quanta dificuldade em entender o ser humano, e mais ainda as dificuldades em entender o autista. Ao conviver com ela percebi que todo o meu conhecimento poderia ser escrito em poucas linhas de uma página em branco e que, aos poucos, cada um daqueles espaços foram preenchidos por Sofia com sua história e ao mesmo tempo pintado com as suas verdadeiras cores. Sofia desarrumou as nossas lógicas, balançou a quietude e a conformidade em que vivíamos. Era preciso comprendê-la para que assim nos compreendêssemos. Alice já me havia feito pensar sobre o nosso papel de professor. Sofia nos desafiava a colocá-lo em prática! É certo que ambas nos ensinaram mais do que pudemos ensinar a elas. Mais do que isso, ficaram para a vida, os caminhos que Alice e Sofia nos guiaram para seguir adiante, entender o que realmente importa na nossa vida e na vida dos alunos especiais, aceitar a diversidade constante da escola e percebermos como parte integrante dela. E arrisco a dizer que Alice e Sofia também nos fizeram descobrir por que vivemos...pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.899kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismo na escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão socialpt_BR
Título: dc.titleO AUTÍSTICO MUNDO DE SOFIA: DE PENSAR SOBRE A PENSAR COMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, práticas educacionais inclusivaspt_BR
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