O RIO DA MINHA TERRA: UM GUIA DIDÁTICO PARA AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIO ITABAPOANA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALIM, Carime Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-11T13:11:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-11T13:11:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-28-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564188-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático foi elaborado como produto educacional do trabalho de pesquisa intitulado “AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIO ITABAPOANA: PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DAS ENCHENTES”. Tanto a pesquisa quanto a elaboração do guia didático são requisitos do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), realizado entre setembro de 2015 e julho de 2017. Como um dos papéis do professor é mediar à aprendizagem, esperamos, com este material, auxiliar aos professores do Ensino Médio de Bom Jesus do Itabapona-RJ no planejamento, elaboração e execução de uma atividade pedagógica contextualizada e comprometida com a realidade do aluno. Buscamos desenvolver um material capaz de atender às particularidades do município, favorecendo discussões relacionadas às enchentes, de modo a oportunizar uma ação educativa voltada para a promoção da alfabetização científica dos alunos locais. Este guia representa nossa contribuição para que outros professores de Ciências, que compartilham os mesmos anseios e inquietudes, possam utilizá-lo em sua prática docente de modo a mediar o processo de alfabetização científica de seus alunos. Como proposta pedagógica, organizamos uma aula de campo para alunos do ensino médio do município Bom Jesus do Itabapoana- RJ. Ressaltamos que a proposta de aula de campo aqui apresentada pode, e deve, ser adaptada para outras realidades. Caro leitor(a), neste momento, convidamos você a, primeiramente, refletir conosco sobre a apropriação pedagógica de um espaço educativo não formal localizado na planície de inundação do rio Itabapoana. Na sequência, discutiremos a aula de campo como metodologia pedagógica. Mais a diante, apresentaremos um levantamento histórico da ocupação e de enchentes ocorridos na bacia hidrográfica do rio Itabapoana para, finalmente, descrever as atividades propostas para o trabalho de Campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.926kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAulas de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Título: dc.titleO RIO DA MINHA TERRA: UM GUIA DIDÁTICO PARA AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIO ITABAPOANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons