Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SALIM, Carime Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-11T13:11:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-11T13:11:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564188 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático foi elaborado como produto educacional do trabalho de pesquisa intitulado “AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIO ITABAPOANA: PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DAS ENCHENTES”. Tanto a pesquisa quanto a elaboração do guia didático são requisitos do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), realizado entre setembro de 2015 e julho de 2017. Como um dos papéis do professor é mediar à aprendizagem, esperamos, com este material, auxiliar aos professores do Ensino Médio de Bom Jesus do Itabapona-RJ no planejamento, elaboração e execução de uma atividade pedagógica contextualizada e comprometida com a realidade do aluno. Buscamos desenvolver um material capaz de atender às particularidades do município, favorecendo discussões relacionadas às enchentes, de modo a oportunizar uma ação educativa voltada para a promoção da alfabetização científica dos alunos locais. Este guia representa nossa contribuição para que outros professores de Ciências, que compartilham os mesmos anseios e inquietudes, possam utilizá-lo em sua prática docente de modo a mediar o processo de alfabetização científica de seus alunos. Como proposta pedagógica, organizamos uma aula de campo para alunos do ensino médio do município Bom Jesus do Itabapoana- RJ. Ressaltamos que a proposta de aula de campo aqui apresentada pode, e deve, ser adaptada para outras realidades. Caro leitor(a), neste momento, convidamos você a, primeiramente, refletir conosco sobre a apropriação pedagógica de um espaço educativo não formal localizado na planície de inundação do rio Itabapoana. Na sequência, discutiremos a aula de campo como metodologia pedagógica. Mais a diante, apresentaremos um levantamento histórico da ocupação e de enchentes ocorridos na bacia hidrográfica do rio Itabapoana para, finalmente, descrever as atividades propostas para o trabalho de Campo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.926kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas de campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia libertadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | O RIO DA MINHA TERRA: UM GUIA DIDÁTICO PARA AULA DE CAMPO NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO RIO ITABAPOANA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons