Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Katiuscia Soares Viana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T18:37:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T18:37:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564179 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A indevida intervenção humana vem causando prejuízos aos ecossistemas e muitas vezes interfere de forma negativa na dinâmica das comunidades. Aliado a isso se percebe que as demandas do mundo moderno necessitam de indivíduos críticos e seguros de suas atitudes. Assim esses fatos levam a reflexão sobre a forma em que a escola pode contribuir nas discussões a fim de formar indivíduos críticos capazes de exercer sua plena cidadania frente a situações relativas à dinâmica socioambiental. Segundo Loureiro (2007, p. 67), é necessário se pensar objetivos educacionais para além da transmissão de conteúdos, numa perspectiva crítica é preciso admitir que um ato educacional carrega a relação entre o que se quer e o que se faz em uma escola e o que a sociedade impõe a forma de expectativas e exigências à instituição e às pessoas. Assim constantemente educadores são incitados a refletir o papel da educação no processo de emancipação do indivíduo em busca de sua plena cidadania. Este guia didático é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Do projeto manguezal às ciências do ensino fundamental: uma experiência pedagógica voltada para a sustentabilidade” realizado nos anos de 2012 e 2013, cujos resultados apontam para uma educação CTSA articulada a Educação Ambiental Crítica bem como uma educação científica desenvolvida com base nos princípios da Pedagogia da Práxis podendo constituir uma educação voltada para o pleno exercício da cidadania, uma vez que ambas preconizam a formação do cidadão crítico. O projeto abarcou um estudo de caso, com instrumentos de pesquisa apoiados em observações, dados coletados ao longo da pesquisa, entrevista e questionário aplicados aos alunos participantes do projeto e algumas pessoas da comunidade escolar e também de Nova Almeida. Foram trabalhadas atividades de estudo do ecossistema manguezal articulando a sala de aula e aulas de campo e a partir desses momentos foram sendo construídas reflexões e discussões de como esse ecossistema influencia a comunidade de Nova Almeida. Dessa forma, este guia representa o produto final de uma dissertação de mestrado profissional que visa estudar os aspectos pedagógicos da prática de Educação Ambiental realizada no projeto de extensão escolar “Manguezal”, no contexto do ensino de Ciências do Ensino Fundamental do município da Serra, no Estado do Espírito Santo. Tratam-se de dezesseis atividades previstas, das quais existem aulas de pré-campo, campo e pós-campo. Essas atividades incluem a formação do grupo de extensão escolar, constituição da equipe de trabalho, o reconhecimento da área de estudo, aulas de campo, divulgação das atividades, e encontro de finalização com uma confraternização e resgate da memória do Projeto Manguezal. Procurou-se analisar essas etapas sob os aspectos pedagógicos à luz da Pedagogia da Práxis de Moacir Gadotti e da Aula Passeio de Celestin Freinet. Os aspectos sociofilosóficos à luz da Teoria Crítica da Educação Ambiental e do Movimento CTSA. Este livro não pretende esgotar as potencialidades pedagógicas referentes ao tema, nem de assumir o status de uma receita infalível a ser seguida. Procuramos contribuir com o trabalho das professoras e professores por meio desta produção, na sua prática docente das Ciências da Natureza. Assim, esperamos auxiliá-lo em sua práxis pedagógica e motivá-lo a prosseguir na busca de metodologias de ensino e de aportes teóricos que favoreçam a aquisição dos conhecimentos científicos de seus alunos e a formação de cidadãos mais críticos, questionadores e autônomos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.184kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula passeio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da práxis | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MANGUEZAL DE NOVA ALMEIDA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
VF_MPECM_Guia Didático_Katiuscia & Sidnei_2014.pdf | GDCiências_19 | 2,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564179/2/VF_MPECM_Guia Didático_Katiuscia & Sidnei_2014.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons