Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PIN, José Renato de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T18:02:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T18:02:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564178 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando que o termo não formal tem sido utilizado com bastante frequência na área da educação para situar atividades e experiências diversas, distintas daquelas que ocorrem nas escolas, a prática educativa nesses espaços apresenta-se como um recurso didático catalisador de motivação e interesse, tanto para alunos como para professores. Nesse contexto, entendemos que as trilhas ecológicas na categoria de espaço não formal contribuem significativamente para o processo ensino-aprendizagem, na medida em que materializam a riqueza cognitiva, física, social e cultural que compõe o arcabouço teórico-conceitual de seus visitantes. Elas representam instâncias difusoras de conhecimentos, quebrando a formalidade do espaço escolar. Durante o ano de 2013, desenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências com um grupo multidisciplinar de professores dos últimos anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Castelo (ES). O estudo se desenvolveu por meio de um curso de Extensão Universitária promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) Campus Cachoeiro de Itapemirim. Ao longo de sete encontros presenciais as possibilidades e potencialidades pedagógicas das trilhas ecológicas como espaços educativos não formais, foi o tema de discussões e investigações pedagógicas sob a perspectiva da complexidade, interdisciplinaridade, aulas de campo, espaços educativos e divulgação científica. Esse estudo foi financiado pelo IFES e Secretaria Municipal de Educação de Castelo (ES) e durou seis meses. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos este Guia Didático de Ciências que propõe uma prática pedagógica pluri/interdisciplinar complementar para o Ensino Fundamental. Essa proposta convida os professores a dialogarem e estabelecerem conexões dentro de sua própria Ciência, e com as outras Ciências. Embora a proposta tenha nascido no Ensino Fundamental, entendemos que também possa ser desenvolvida no Ensino Médio. Esse Guia aborda a trilha ecológica como espaço de ruptura de paradigmas educacionais cartesianos que colocam as disciplinas escolares como conhecimentos propedêuticos capsulados em si mesmos. Não se trata de um caminho, mas de uma possibilidade de material didático para o professor da Educação Básica. O objetivo principal deste trabalho é oportunizar ao professor um recurso como aporte paradigmático para uma práxis docente aberta ao desenvolvimento de atividades e projetos interdisciplinares, que rompam com o espaço formal da escola. Trata-se de uma proposta pedagógica construída para o uso das trilhas como espaços educativos não formais na perspectiva da filosofia do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.908kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços educativos não formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de profissionais da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reserva ecológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parque florestal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Título: dc.title | AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS NA TRILHA ECOLÓGICA DO SANTUÁRIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação científica em espaços não formais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons