ASSOCIANDO GRAFOS E LOGÍSTICA: EXEMPLOS COM PRÁTICA EDUCATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVARENGA, Claude Killian de-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T13:48:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T13:48:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-25-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564168-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático apresenta-se como uma ferramenta voltada para o ensino pedagógico, em que os professores que atuem no âmbito da matemática tradicional ou mesmo para aqueles em que trabalham em outras disciplinas que pretendam envolver conteúdos que presentes ou não, permitam dar uma abordagem mais prática, poderão fazer uso deste trabalho como referencial em suas atividades com os alunos. Nesta publicação, construída a partir de uma pesquisa aplicada, foi elaborada para ser um produto educacional, pois o conteúdo dialoga com a Teoria dos Grafos, no âmbito da Modelagem Matemática, de modo que permita aos docentes trabalharem com temas que estejam correlacionados a aplicações reais, vividas cotidianamente, seja por pessoas ou mesmo por empresas, principalmente, quando atividades logísticas geram questões demandadas que se encontram presentes nesta temática. Diariamente, muitas empresas operam na distribuição de seus produtos, utilizando-se de processos que demandam uma parcela de seu tempo e que envolvem movimentos de roteirização de veículos de carga, preocupados na escolha de um determinado caminho a percorrer, que proporcione maior agilidade e eficiência logística, minimize as distâncias a serem percorridas e sobretudo na otimização do tempo de movimentação, o que por consequência, possam obter uma expressiva redução nos custos operacionais relativos as entregas de seus produtos. O uso da Teoria dos Grafos, associado às aulas de logística ou mesmo da matemática aplicada, apresenta-se adequadamente como um conteúdo que auxilia nestas questões. As aplicações práticas desenvolvidas para este Guia Didático necessitam de um laboratório de informática, pois os alunos precisam operar um software facilmente encontrado na web, além de ter acesso à internet para operar com o Google Maps, ambos os programas são apresentados aqui, os quais permitem fazer o tratamento das informações e dos valores introduzidos, com o objetivo de gerarem respostas que possam servir de suporte nas decisões quanto aos caminhos mínimos que, escolhidos, orientem as melhores rotas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.772kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGrafospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDistribuiçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em logísticapt_BR
Título: dc.titleASSOCIANDO GRAFOS E LOGÍSTICA: EXEMPLOS COM PRÁTICA EDUCATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons