Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVARENGA, Claude Killian de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T13:48:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T13:48:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564168 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático apresenta-se como uma ferramenta voltada para o ensino pedagógico, em que os professores que atuem no âmbito da matemática tradicional ou mesmo para aqueles em que trabalham em outras disciplinas que pretendam envolver conteúdos que presentes ou não, permitam dar uma abordagem mais prática, poderão fazer uso deste trabalho como referencial em suas atividades com os alunos. Nesta publicação, construída a partir de uma pesquisa aplicada, foi elaborada para ser um produto educacional, pois o conteúdo dialoga com a Teoria dos Grafos, no âmbito da Modelagem Matemática, de modo que permita aos docentes trabalharem com temas que estejam correlacionados a aplicações reais, vividas cotidianamente, seja por pessoas ou mesmo por empresas, principalmente, quando atividades logísticas geram questões demandadas que se encontram presentes nesta temática. Diariamente, muitas empresas operam na distribuição de seus produtos, utilizando-se de processos que demandam uma parcela de seu tempo e que envolvem movimentos de roteirização de veículos de carga, preocupados na escolha de um determinado caminho a percorrer, que proporcione maior agilidade e eficiência logística, minimize as distâncias a serem percorridas e sobretudo na otimização do tempo de movimentação, o que por consequência, possam obter uma expressiva redução nos custos operacionais relativos as entregas de seus produtos. O uso da Teoria dos Grafos, associado às aulas de logística ou mesmo da matemática aplicada, apresenta-se adequadamente como um conteúdo que auxilia nestas questões. As aplicações práticas desenvolvidas para este Guia Didático necessitam de um laboratório de informática, pois os alunos precisam operar um software facilmente encontrado na web, além de ter acesso à internet para operar com o Google Maps, ambos os programas são apresentados aqui, os quais permitem fazer o tratamento das informações e dos valores introduzidos, com o objetivo de gerarem respostas que possam servir de suporte nas decisões quanto aos caminhos mínimos que, escolhidos, orientem as melhores rotas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.772kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Grafos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Distribuição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em logística | pt_BR |
Título: dc.title | ASSOCIANDO GRAFOS E LOGÍSTICA: EXEMPLOS COM PRÁTICA EDUCATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons