Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NOVAIS, Ivonilton Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAVES, Rodolfo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T15:13:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T15:13:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564161 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é resultado da uma pesquisa de mestrado, envolvendo alunos e professores do 1o ano do ensino médio, da rede particular de Teixeira de Freitas – BA e índios pataxó, das regiões da Costa das Baleias e Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia. A mesma foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática Pura, Matemática Aplicada e Educação Matemática (Gepemem), onde investigamos a dinâmica da produção de significado dos atores em construções de habitações pataxó. A pesquisa intitulada Dinâmica da produção de significado de construções pataxó foi desenvolvida em uma escola da rede particular, após visita dos alunos às aldeias pataxó, onde participaram de dois projetos educacionais: "Viagem de Estudo" e "Mostra Científica-Cultural". Após observarem a construção de habitações tradicionais pataxó nas aldeias Pequi e Barra Velha, os alunos participaram – e foram coautores - da atividade de construção de maquetes de cabanas. Para tal, seguindo os princípios basilares da Teoria da Atividade, de Alexis Nikolaevich Leontiev (1903-1979) – no que se refere ao desenvolvimento de ações e operações em um processo educativo, na perspectiva interdisciplinar envolvendo as áreas de Matemática, História, Língua Portuguesa e Artes – e do Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins – no que se refere a utilização de noções-categorias frente à análise da dinâmica da produção de significado matemático. Pautados em nossos referenciais teóricos, que perpassam a Teoria da Atividade e o Modelo dos Campos Semânticos, defendemos que a valorização dos saberes e vivências dos atores são fundamentais aos processos de ensino e de aprendizagem e, por isso adotamos como postulado o princípio apresentado por Patrick Geddes (1854-1923, biólogo e filósofo escocês, considerado o pai da Educação Ambiental, inovador nos campos do planejamento urbano e da educação): Ao assumirmos como proposta de ensino o modelo de uma Prática Educativa Investigativa (PEI) os conteúdos surgiram de acordo com a necessidade dos alunos desenvolverem seus respectivos projetos; isto é, o tema não foi uma alegoria ao ensino de um conteúdo, ao contrário disso, os conteúdos trabalhados não foram causa, mas consequência da necessidade de desenvolverem a atividade como unidade de análise – assim como proposta por Leontiev. Então, como consequência dos projetos, no caso específico da Matemática, os conteúdos trabalhados foram: cálculo de áreas e perímetros, de volumes; partes de um polígono; regularidade de polígonos; elementos de uma circunferência e suas relações com a regularidade de polígonos inscritíveis; razões, proporções e escalas; unidades de medida de comprimento (sistema internacional, sistema imperial e sistema empírico adotado pelo povo pataxó), unidades de superfície e unidades volumétricas; medidas de ângulo relacionadas a caimentos de telhados; uso de materiais auxiliares como trena, compasso, esquadro, transferidor, calculadora, e papel milimetrado. A partir dessa perspectiva, apresentamos algumas discussões, fruto de nossa pesquisa desenvolvida com base na elaboração/aplicação das atividades apresentadas neste guia didático de Matemática. Este guia é direcionado a professores da Educação Básica que objetivam conhecer e trabalhar no viés da Teoria da Atividade e do Modelo dos Campos Semânticos, na perspectiva da interdisciplinaridade, mantendo a atividade como uma unidade de análise e que, como nós (seguidores das ideias de Romulo Campos Lins): (i) vislumbram a possibilidade de ir além da relação dicotômica de "acertar" ou "errar"; (ii) possuem inúmeras inquietações e perguntas relativas às dinâmicas e processos de ensino e de aprendizagem; (iii) queiram das conta de caracterizar o que seus alunos pensam quando erram e quando aprendem, mas sem recorrer a ideia de erro como demérito. Entendemos, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, que nossa proposta não deve ser copiada, mas adaptada à realidade dos alunos, levando em consideração suas respectivas visões de mundo, suas idades, maturidades, saberes, motivos, significações e interesses. Entendemos e ao mesmo tempo almejamos que este guia de didático contribua com a prática docente não apenas dos professores de Matemática, mas com todos que todos que acreditam na (e lutam) pela educação pública, gratuita e de qualidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.761kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Campo semântico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de significado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Edificações Pataxó | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA AULA DE CAMPO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE E DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, educação interdisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons