Uma abordagem qualitativa e histórico investigativa sobre o Eletromagnetismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Ailton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T14:04:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T14:04:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional: Desenvolvimento e validação de uma Sequência Didática sobre Eletromagnetismo na perspectiva da História da Ciência e do Ensino por Investigaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564153-
Resumo: dc.description.abstractA proposta desse trabalho foi centrada na elaboração de uma Sequência Didática (SD) motivadora sobre conceitos de eletromagnetismo e na sua validação por colegas professores do Ensino Médio (validação por pares). As atividades motivacionais propostas na SD, trouxeram características do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), situando o aluno como protagonista do seu aprendizado. Incorporavam também princípios da História da Ciência no Ensino de Física (HCEF), promovendo atividades que privilegiam a dimensão histórica da Física. A proposta de intervenção teve como público alvo alunos da 2ª série de uma escola particular de Vila Velha e foi concluída em 7 encontros de 100 minutos de duração. Priorizei a compreensão dos conceitos físicos envolvidos e a contextualização desses conhecimentos com a nossa realidade em detrimento de fórmulas matemáticas. Não me preocupei com propostas de avaliações quantitativas; a preocupação recaiu sobre uma avaliação qualitativa da metodologia utilizada; se ela favoreceu a interação entre os alunos durante as execuções das atividades, se foi capaz de gerar interesse pela Física e se os alunos viram o Ensino por Investigação e a História da Ciência como ferramentas motivadoras capazes de auxiliá-los na compreensão dos fenômenos físicos. Os recursos didáticos motivacionais usados na SD foram desenvolvidos com o intuito de instigar a curiosidade, desencadear debates e incentivar a reflexão; compreendem atividades em grupos, exibição de vídeos, leitura de textos históricos, utilização de simulações computacionais e realização de experimentos. A validação por pares sinalizou uma SD original, autoexplicativa, de fácil acessibilidade e executabilidade capaz de suscitar discussões interessantes e possibilitar que os alunos estabeleçam relações entre os conceitos científicos trabalhados e situações cotidianas. A aplicação da SD em sala de aula mostrou que o ENCI e a HCEF podem ser considerados agentes motivadores do aprendizado do Eletromagnetismo, constituindo uma ferramenta didática profícua e capaz de estimular uma participação mais ativa dos alunos durante as aulas de Física.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo;Sequência Didática;Motivação;Ensino de Ciências por Investigação;História da Ciência no Ensino de Físicapt_BR
Título: dc.titleUma abordagem qualitativa e histórico investigativa sobre o Eletromagnetismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons