Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Ailton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T14:04:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T14:04:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Desenvolvimento e validação de uma Sequência Didática sobre Eletromagnetismo na perspectiva da História da Ciência e do Ensino por Investigação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564153 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta desse trabalho foi centrada na elaboração de uma Sequência Didática (SD) motivadora sobre conceitos de eletromagnetismo e na sua validação por colegas professores do Ensino Médio (validação por pares). As atividades motivacionais propostas na SD, trouxeram características do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), situando o aluno como protagonista do seu aprendizado. Incorporavam também princípios da História da Ciência no Ensino de Física (HCEF), promovendo atividades que privilegiam a dimensão histórica da Física. A proposta de intervenção teve como público alvo alunos da 2ª série de uma escola particular de Vila Velha e foi concluída em 7 encontros de 100 minutos de duração. Priorizei a compreensão dos conceitos físicos envolvidos e a contextualização desses conhecimentos com a nossa realidade em detrimento de fórmulas matemáticas. Não me preocupei com propostas de avaliações quantitativas; a preocupação recaiu sobre uma avaliação qualitativa da metodologia utilizada; se ela favoreceu a interação entre os alunos durante as execuções das atividades, se foi capaz de gerar interesse pela Física e se os alunos viram o Ensino por Investigação e a História da Ciência como ferramentas motivadoras capazes de auxiliá-los na compreensão dos fenômenos físicos. Os recursos didáticos motivacionais usados na SD foram desenvolvidos com o intuito de instigar a curiosidade, desencadear debates e incentivar a reflexão; compreendem atividades em grupos, exibição de vídeos, leitura de textos históricos, utilização de simulações computacionais e realização de experimentos. A validação por pares sinalizou uma SD original, autoexplicativa, de fácil acessibilidade e executabilidade capaz de suscitar discussões interessantes e possibilitar que os alunos estabeleçam relações entre os conceitos científicos trabalhados e situações cotidianas. A aplicação da SD em sala de aula mostrou que o ENCI e a HCEF podem ser considerados agentes motivadores do aprendizado do Eletromagnetismo, constituindo uma ferramenta didática profícua e capaz de estimular uma participação mais ativa dos alunos durante as aulas de Física. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Eletromagnetismo;Sequência Didática;Motivação;Ensino de Ciências por Investigação;História da Ciência no Ensino de Física | pt_BR |
Título: dc.title | Uma abordagem qualitativa e histórico investigativa sobre o Eletromagnetismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Ailton Coelho.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564153/3/Produto Educacional - Ailton Coelho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons