Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Maria Edwirgem Ribeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Alex Jordane de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T13:15:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T13:15:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564151 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educativo foi construído com o intuito de socializar experiências vivenciadas na pesquisa de mestrado “Apropriação do uso de tecnologias digitais na realização de uma prática pedagógica: um olhar sobre a formação inicial do professor de Matemática”. O objetivo foi analisar como futuros professores planejam tarefas matemáticas utilizando aplicativos em dispositivos móveis, quando inseridos em uma disciplina de Informática na Educação Matemática. No texto dialogamos sobre o uso de Tecnologias Digitais (TD) na Educação e na Formação Inicial de Professores de Matemática, baseados em referenciais como Bairral (2012, 2013, 2015), Moran (2013), Borba, Silva e Gadanidis (2014), Fiorentini (2005), Ball, Thames e Phelps (2008), Shulman (1986), Cibotto (2015), Mussolini (2004) e Carneiro (2008), entre outros. Trouxemos recortes de nossa pesquisa de mestrado, nos quais constam discussões sobre o uso de tecnologias digitais na Educação, realizadas em sala de aula com estudantes de uma turma de 2o período de Licenciatura em Matemática do Ifes. Apresentamos também atividades matemáticas que possibilitam o uso de Tecnologias Digitais como tablets, smartphones, notebooks ou computadores, que poderão contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. Validamos este produto educativo na própria disciplina com os pares e especialistas. Este material foi incorporado ao setor público, uma vez que a pesquisa foi realizada em um curso superior de licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.487kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tablets | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Broken calculator e equações de segundo grau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de conhecimentos | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons