TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Maria Edwirgem Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alex Jordane de-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Rony Cláudio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T13:15:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T13:15:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-25-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564151-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educativo foi construído com o intuito de socializar experiências vivenciadas na pesquisa de mestrado “Apropriação do uso de tecnologias digitais na realização de uma prática pedagógica: um olhar sobre a formação inicial do professor de Matemática”. O objetivo foi analisar como futuros professores planejam tarefas matemáticas utilizando aplicativos em dispositivos móveis, quando inseridos em uma disciplina de Informática na Educação Matemática. No texto dialogamos sobre o uso de Tecnologias Digitais (TD) na Educação e na Formação Inicial de Professores de Matemática, baseados em referenciais como Bairral (2012, 2013, 2015), Moran (2013), Borba, Silva e Gadanidis (2014), Fiorentini (2005), Ball, Thames e Phelps (2008), Shulman (1986), Cibotto (2015), Mussolini (2004) e Carneiro (2008), entre outros. Trouxemos recortes de nossa pesquisa de mestrado, nos quais constam discussões sobre o uso de tecnologias digitais na Educação, realizadas em sala de aula com estudantes de uma turma de 2o período de Licenciatura em Matemática do Ifes. Apresentamos também atividades matemáticas que possibilitam o uso de Tecnologias Digitais como tablets, smartphones, notebooks ou computadores, que poderão contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. Validamos este produto educativo na própria disciplina com os pares e especialistas. Este material foi incorporado ao setor público, uma vez que a pesquisa foi realizada em um curso superior de licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.487kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTabletspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBroken calculator e equações de segundo graupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de conhecimentospt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons