ENSINO DE CIÊNCIAS: OS FUNGOS NO NOSSO COTIDIANO!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRUI, Helânia Mara Grippa-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, Manuella Villar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T12:15:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T12:15:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-10-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564146-
Resumo: dc.description.abstractSabemos que as noções sobre fungos estão presentes não só no cotidiano de nossos alunos, mas de todos aqueles que convivem em sociedade. Nosso objetivo é apresentar uma nova forma de ver e compreender os seres micro-organismos na perspectiva de atividades investigativas. Assim, buscamos que o aluno construa os conhecimentos sobre esses seres vivos e os utilize nas situações em que ele for requerido, por exemplo, para compreender como ocorre o processo de fermentação que permite a massa de pão crescer. Desta forma, elaboramos um livro-guia de orientação para o professor de ensino ciências do ensino fundamental como produto final da dissertação do mestrado profissional do programa Educimat/Ifes. Pensamos que este livro, poderá trazer muitas contribuições para o ensino de ciências de forma que, as atividades investigativas aqui desenvolvidas possibilitam uma abordagem diferenciada, permitindo que os conteúdos, os conceitos sejam discutidos e problematizados com mediação pelo professor, de maneira a valorizar um ensino aprendizagem consolidado na apropriação do conhecimento, além de propiciar, entre outros fatores, a formação de alunos com autonomia, criticidade, cooperação e autoconfiança, dentro de uma perspectiva de CTSA. Portanto, as aulas elaboradas, validadas e aplicadas, sobre fungos e em sequência didática, tornaram-se um caminho alternativo para um ensino de Ciência dinâmico, atuante, envolvente. Neste contexto, o aluno passa a ser sujeito de sua aprendizagem, sendo individuo ativo, argumentando construindo seus próprios conhecimentos a partir da interação com os demais alunos e com o professor. E o professor, como verificamos durante a sequência, torna-se um mediador da discussão, um orientador dos caminhos para a construção coletiva do conhecimento. Sabemos, porém, que o livro não é a solução final para compreender esse mundo microscópico maravilhoso com inúmeras utilidades, benefícios no nosso cotidiano, mas acreditamos que poderá contribuir muito para a melhoria do ensino de ciências, sendo adaptado à realidade dos professores que com ele quiserem trabalhar. Trata-se de um livro com uma sequência de nove atividades, com aulas de 50 minutos cada tema, estruturadas, práticas, simples, criativas, interessantes, com a finalidade de promover o diálogo segundo pressupostos de Paulo Freire. Esperamos, de alguma forma, poder contribuir com a sua prática pedagógica!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.989kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação públicapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE CIÊNCIAS: OS FUNGOS NO NOSSO COTIDIANO!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, aprendizagem investigativapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons