Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RUI, Helânia Mara Grippa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T12:15:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T12:15:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564146 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sabemos que as noções sobre fungos estão presentes não só no cotidiano de nossos alunos, mas de todos aqueles que convivem em sociedade. Nosso objetivo é apresentar uma nova forma de ver e compreender os seres micro-organismos na perspectiva de atividades investigativas. Assim, buscamos que o aluno construa os conhecimentos sobre esses seres vivos e os utilize nas situações em que ele for requerido, por exemplo, para compreender como ocorre o processo de fermentação que permite a massa de pão crescer. Desta forma, elaboramos um livro-guia de orientação para o professor de ensino ciências do ensino fundamental como produto final da dissertação do mestrado profissional do programa Educimat/Ifes. Pensamos que este livro, poderá trazer muitas contribuições para o ensino de ciências de forma que, as atividades investigativas aqui desenvolvidas possibilitam uma abordagem diferenciada, permitindo que os conteúdos, os conceitos sejam discutidos e problematizados com mediação pelo professor, de maneira a valorizar um ensino aprendizagem consolidado na apropriação do conhecimento, além de propiciar, entre outros fatores, a formação de alunos com autonomia, criticidade, cooperação e autoconfiança, dentro de uma perspectiva de CTSA. Portanto, as aulas elaboradas, validadas e aplicadas, sobre fungos e em sequência didática, tornaram-se um caminho alternativo para um ensino de Ciência dinâmico, atuante, envolvente. Neste contexto, o aluno passa a ser sujeito de sua aprendizagem, sendo individuo ativo, argumentando construindo seus próprios conhecimentos a partir da interação com os demais alunos e com o professor. E o professor, como verificamos durante a sequência, torna-se um mediador da discussão, um orientador dos caminhos para a construção coletiva do conhecimento. Sabemos, porém, que o livro não é a solução final para compreender esse mundo microscópico maravilhoso com inúmeras utilidades, benefícios no nosso cotidiano, mas acreditamos que poderá contribuir muito para a melhoria do ensino de ciências, sendo adaptado à realidade dos professores que com ele quiserem trabalhar. Trata-se de um livro com uma sequência de nove atividades, com aulas de 50 minutos cada tema, estruturadas, práticas, simples, criativas, interessantes, com a finalidade de promover o diálogo segundo pressupostos de Paulo Freire. Esperamos, de alguma forma, poder contribuir com a sua prática pedagógica! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.989kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE CIÊNCIAS: OS FUNGOS NO NOSSO COTIDIANO! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, aprendizagem investigativa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons