Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GAIGHER, Vanessa Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T11:12:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T11:12:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564145 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A resolução de problemas em matemática é um método que, apoiada em Pólya (2006), orienta que para se resolver um problema matemático é necessário a execução de quatro etapas, a saber: 1 - compreensão do problema; 2 - estabelecimento de estratégias; 3 - execução do plano de estratégias e 4 - looking back (retrospecto). Diversos documentos que fornecem direcionamentos para a Educação Brasileira orientam que a resolução de problemas seja uma prática inerente à disciplina de Matemática para aprimorar, no estudante, o raciocínio matemático, a criticidade, autonomia e criatividade frente a um problema para que, em conjunto, essas características propiciem uma mudança no quadro atual da educação em Matemática. Os planejamentos e orientações, contidas nesse guia, são frutos de um trabalho colaborativo que perpassou por etapas de planejamento/execução/reflexão. Essas, por sua vez, são características de um método aplicado na educação japonesa, denominado Lesson Study, que orientou a condução metodológica da pesquisa de Mestrado que originou esse guia didático. Reunimos, assim, os planejamentos de 3 (três) aulas baseadas em resolução de problemas, com vista à contribuir para a prática de docentes em Matemática que desejam utilizar a resolução de problemas em suas aulas, possibilitando uma outra perspectiva educacional. Apresentamos com imensa satisfação esse guia, que reuniu todos os esforços dos participantes da pesquisa, que atuaram com ímpeto para o sucesso da mesma e das aulas empreendidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.725kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação da prática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | O PROBLEMA DAS IDADES, DA ESCADA ROLANTE E DO CAMINHO DA FORMIGA: PLANEJAMENTOS COLABORATIVOS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, resolução de problemas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons