O PROBLEMA DAS IDADES, DA ESCADA ROLANTE E DO CAMINHO DA FORMIGA: PLANEJAMENTOS COLABORATIVOS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGAIGHER, Vanessa Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T11:12:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T11:12:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-10-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564145-
Resumo: dc.description.abstractA resolução de problemas em matemática é um método que, apoiada em Pólya (2006), orienta que para se resolver um problema matemático é necessário a execução de quatro etapas, a saber: 1 - compreensão do problema; 2 - estabelecimento de estratégias; 3 - execução do plano de estratégias e 4 - looking back (retrospecto). Diversos documentos que fornecem direcionamentos para a Educação Brasileira orientam que a resolução de problemas seja uma prática inerente à disciplina de Matemática para aprimorar, no estudante, o raciocínio matemático, a criticidade, autonomia e criatividade frente a um problema para que, em conjunto, essas características propiciem uma mudança no quadro atual da educação em Matemática. Os planejamentos e orientações, contidas nesse guia, são frutos de um trabalho colaborativo que perpassou por etapas de planejamento/execução/reflexão. Essas, por sua vez, são características de um método aplicado na educação japonesa, denominado Lesson Study, que orientou a condução metodológica da pesquisa de Mestrado que originou esse guia didático. Reunimos, assim, os planejamentos de 3 (três) aulas baseadas em resolução de problemas, com vista à contribuir para a prática de docentes em Matemática que desejam utilizar a resolução de problemas em suas aulas, possibilitando uma outra perspectiva educacional. Apresentamos com imensa satisfação esse guia, que reuniu todos os esforços dos participantes da pesquisa, que atuaram com ímpeto para o sucesso da mesma e das aulas empreendidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.725kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação da práticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Título: dc.titleO PROBLEMA DAS IDADES, DA ESCADA ROLANTE E DO CAMINHO DA FORMIGA: PLANEJAMENTOS COLABORATIVOS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, resolução de problemaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons