"EDUCAÇÃO SEXUAL MAIS HUMANA E EMANCIPATÓRIA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Brenda Odete Pfeifer de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T13:37:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T13:37:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-27-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564138-
Resumo: dc.description.abstractFalar sobre sexualidade na escola é uma das muitas tarefas confiadas a nós, que nos desafia constantemente frente à grande demanda de dúvidas e anseio dos estudantes. Diante disso, eis a pergunta: “Será possível promover uma discussão livre de tabus sobre sexualidade, em um viés emancipatório, de modo a sanar as necessidades de saberes dos nossos estudantes?”. Essa pergunta parece ainda mais desafiadora quando nos deparamos com a falta de material adequado, com nosso próprio despreparo frente a essas demandas e, de modo mais preocupante, com a defasagem teórica e metodológica dos currículos quanto a essas questões. Dessa forma, muitas vezes as ações em Educação Sexual se restringem a atuações isoladas de um ou outro profissional da Educação que se dispõe a superar esses desafios. É em um contexto semelhante que o presente Guia Didático foi delineado. Trata-se do produto educacional resultante da pesquisa intitulada “Proposta pedagógica e considerações sobre uma Educação Sexual mais humana e emancipatória”, ambos como requisitos para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com esse guia pretendemos compartilhar nossa experiência na discussão da sexualidade no Ensino Médio, mostrando que, mesmo com as dificuldades, é possível sair da inércia e mobilizar ações que propiciem uma Educação Sexual mais humana e emancipatória. Esse material se destina a profissionais da Educação que se sentem constantemente desafiados frente à necessidade de falar sobre a sexualidade em seus vários aspectos, a partir das necessidades de saberes de seus estudantes. Ao longo desse guia, apresentamos algumas teorizações acerca das concepções de Educação e de sexualidade que defendemos como alicerces da Educação Sexual, bem como a nossa experiência com uma sequência didática calcada no modelo teórico-metodológico dos Três Momentos Pedagógicos desenvolvida com estudantes do Ensino Médio. Desejamos uma boa leitura e reflexões proveitosas!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.771kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.title"EDUCAÇÃO SEXUAL MAIS HUMANA E EMANCIPATÓRIA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversaispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons