Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Brenda Odete Pfeifer de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T13:37:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T13:37:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564138 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Falar sobre sexualidade na escola é uma das muitas tarefas confiadas a nós, que nos desafia constantemente frente à grande demanda de dúvidas e anseio dos estudantes. Diante disso, eis a pergunta: “Será possível promover uma discussão livre de tabus sobre sexualidade, em um viés emancipatório, de modo a sanar as necessidades de saberes dos nossos estudantes?”. Essa pergunta parece ainda mais desafiadora quando nos deparamos com a falta de material adequado, com nosso próprio despreparo frente a essas demandas e, de modo mais preocupante, com a defasagem teórica e metodológica dos currículos quanto a essas questões. Dessa forma, muitas vezes as ações em Educação Sexual se restringem a atuações isoladas de um ou outro profissional da Educação que se dispõe a superar esses desafios. É em um contexto semelhante que o presente Guia Didático foi delineado. Trata-se do produto educacional resultante da pesquisa intitulada “Proposta pedagógica e considerações sobre uma Educação Sexual mais humana e emancipatória”, ambos como requisitos para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com esse guia pretendemos compartilhar nossa experiência na discussão da sexualidade no Ensino Médio, mostrando que, mesmo com as dificuldades, é possível sair da inércia e mobilizar ações que propiciem uma Educação Sexual mais humana e emancipatória. Esse material se destina a profissionais da Educação que se sentem constantemente desafiados frente à necessidade de falar sobre a sexualidade em seus vários aspectos, a partir das necessidades de saberes de seus estudantes. Ao longo desse guia, apresentamos algumas teorizações acerca das concepções de Educação e de sexualidade que defendemos como alicerces da Educação Sexual, bem como a nossa experiência com uma sequência didática calcada no modelo teórico-metodológico dos Três Momentos Pedagógicos desenvolvida com estudantes do Ensino Médio. Desejamos uma boa leitura e reflexões proveitosas! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.771kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | "EDUCAÇÃO SEXUAL MAIS HUMANA E EMANCIPATÓRIA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO" | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons