MODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: UM DIÁLOGO ENVOLVENDO UMA ATIVIDADE SOBRE O CONFORTO AMBIENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Josiene Senhor da-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, Oscar Luiz Teixeira de-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T11:16:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T11:16:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-03-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564132-
Resumo: dc.description.abstractO pensamento e a linguagem humana apresentam características impregnadas de incertezas e imprecisões. O ser humano não toma decisões baseadas em respostas necessariamente precisas, como sim ou não. Na perspectiva de Barros e Bassanezi (2010, p. 12), “a principal função da teoria dos conjuntos Fuzzy é dar tratamento matemático a certos termos linguísticos subjetivos, como ”aproximadamente”, “em torno de”, entre outros. Na concepção de Bassanezi (2004), a Modelagem Matemática é um instrumento que utiliza a Matemática para interpretar e solucionar problemas do mundo real. Denominamos Modelagem Matemática Fuzzy (MMF) a utilização de Modelagem Matemática, cuja solução se dá por meio de Sistemas Baseados em Regras Fuzzy, de acordo com Bassanezi (2004), que orientou metodologicamente a pesquisa de mestrado que deu origem a este guia didático. Reunimos, assim, os planejamentos de uma atividade baseada em Modelagem Matemática Fuzzy, com vistas a contribuir para a prática de docentes em Matemática ou Física, que desejam utilizar a MMF em suas aulas, possibilitando uma outra perspectiva educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.564kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Fuzzypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações semióticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Título: dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: UM DIÁLOGO ENVOLVENDO UMA ATIVIDADE SOBRE O CONFORTO AMBIENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons