Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Josiene Senhor da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Oscar Luiz Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T11:16:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T11:16:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564132 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O pensamento e a linguagem humana apresentam características impregnadas de incertezas e imprecisões. O ser humano não toma decisões baseadas em respostas necessariamente precisas, como sim ou não. Na perspectiva de Barros e Bassanezi (2010, p. 12), “a principal função da teoria dos conjuntos Fuzzy é dar tratamento matemático a certos termos linguísticos subjetivos, como ”aproximadamente”, “em torno de”, entre outros. Na concepção de Bassanezi (2004), a Modelagem Matemática é um instrumento que utiliza a Matemática para interpretar e solucionar problemas do mundo real. Denominamos Modelagem Matemática Fuzzy (MMF) a utilização de Modelagem Matemática, cuja solução se dá por meio de Sistemas Baseados em Regras Fuzzy, de acordo com Bassanezi (2004), que orientou metodologicamente a pesquisa de mestrado que deu origem a este guia didático. Reunimos, assim, os planejamentos de uma atividade baseada em Modelagem Matemática Fuzzy, com vistas a contribuir para a prática de docentes em Matemática ou Física, que desejam utilizar a MMF em suas aulas, possibilitando uma outra perspectiva educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.564kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Fuzzy | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações semióticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Título: dc.title | MODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: UM DIÁLOGO ENVOLVENDO UMA ATIVIDADE SOBRE O CONFORTO AMBIENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons