RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Euléssia Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Sandra Aparecida Fraga da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T19:54:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T19:54:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-01-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564128-
Resumo: dc.description.abstractO guia didático “Recursos didáticos para o ensino-aprendizagem de Álgebra no Ensino Fundamental” visa oferecer alguns materiais pedagógicos possíveis de serem utilizados em aulas de Álgebra para alunos do Ensino Fundamental. Assim, apresentamos atividades que venham colaborar com o processo de ensino-aprendizagem por meio de jogos, materiais didáticos e virtuais que abordam a Álgebra de uma maneira diferenciada. Esse foi um trabalho desenvolvido em uma pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, no Campus Vitória, intitulada “AÇÕES E REFLEXÕES DE LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NO PIBID-IFES”, orientado pelas Professoras Maria Auxiliadora Vilela Paiva e Sandra Aparecida Fraga da Silva. Trabalhamos conjuntamente com licenciandos de matemática que atuam no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid - e identificamos ao longo da pesquisa que os bolsistas pesquisados procuravam formas diferenciadas para trabalhar conteúdos matemáticos em turmas em que atuavam nas escolas de ensino básico parceiras do Pibid, que nos proporcionou base teórica e prática que sustentaram a construção dessa produção. As atividades de Álgebra apresentadas nesse Guia foram produzidas a partir de reflexões sobre experiências vivenciadas em escolas inseridas no Pibid. Dentre as atividades escolhidas estão aquelas que abordam conteúdos algébricos referentes a Polinômios, conteúdos trabalhados no 8º ano do ensino fundamental. Esperamos que a elaboração deste material possa auxiliar o trabalho em sala de aula e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Álgebra. Sugerimos também que você professor ao utilizar este material, possa adaptá-lo ao seu contexto específico, dialogando com seus pares, agregando sua experiência e vivência em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.782kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de ensino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPibidpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de álgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Título: dc.titleRECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons