Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Euléssia Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Sandra Aparecida Fraga da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T19:54:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T19:54:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564128 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O guia didático “Recursos didáticos para o ensino-aprendizagem de Álgebra no Ensino Fundamental” visa oferecer alguns materiais pedagógicos possíveis de serem utilizados em aulas de Álgebra para alunos do Ensino Fundamental. Assim, apresentamos atividades que venham colaborar com o processo de ensino-aprendizagem por meio de jogos, materiais didáticos e virtuais que abordam a Álgebra de uma maneira diferenciada. Esse foi um trabalho desenvolvido em uma pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, no Campus Vitória, intitulada “AÇÕES E REFLEXÕES DE LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NO PIBID-IFES”, orientado pelas Professoras Maria Auxiliadora Vilela Paiva e Sandra Aparecida Fraga da Silva. Trabalhamos conjuntamente com licenciandos de matemática que atuam no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid - e identificamos ao longo da pesquisa que os bolsistas pesquisados procuravam formas diferenciadas para trabalhar conteúdos matemáticos em turmas em que atuavam nas escolas de ensino básico parceiras do Pibid, que nos proporcionou base teórica e prática que sustentaram a construção dessa produção. As atividades de Álgebra apresentadas nesse Guia foram produzidas a partir de reflexões sobre experiências vivenciadas em escolas inseridas no Pibid. Dentre as atividades escolhidas estão aquelas que abordam conteúdos algébricos referentes a Polinômios, conteúdos trabalhados no 8º ano do ensino fundamental. Esperamos que a elaboração deste material possa auxiliar o trabalho em sala de aula e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Álgebra. Sugerimos também que você professor ao utilizar este material, possa adaptá-lo ao seu contexto específico, dialogando com seus pares, agregando sua experiência e vivência em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.782kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processos de ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pibid | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Título: dc.title | RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons