NA MEDIDA CERTA! A EXPERIÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRANDÃO, Karla de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Autor(es): dc.contributor.authorROVETTA, Organdi Mongin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T17:34:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T17:34:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-16-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564125-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Ele descreve parte de uma formação continuada sobre o eixo temático Grandezas e Medidas que ocorreu no município de Marataízes, na região sul do Espírito Santo. Trata-se de um projeto de extensão intitulado “Grandezas e Medidas: possibilidades para ações em sala de aula do Ensino Fundamental”, ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo – GEPEM-ES, o qual, juntamente com outros projetos, está vinculado a um projeto maior de formação continuada, cujo título é: “Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática”, coordenado pela professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva. Este guia é direcionado à professores dos anos iniciais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre Grandezas e Medidas, bem como professores formadores que almejam elaborar ou organizar cursos de formação continuada sobre essa temática. Nele apresentamos discussões e reflexões de práticas pedagógicas realizadas durante o curso, bem como sugestões de atividades que podem ser utilizadas tanto em formações de professores quanto adaptadas para a sala de aula. Para compor esse trabalho, selecionamos apenas as vivências que, ao nosso ver, foram mais significativas para a construção de conhecimentos e que mais propiciaram reflexões sobre a prática educativa. A cada encontro, o leitor irá notar que além de expor o objetivo e os resultados das experiências vivenciadas, chamamos a atenção para pontos importantes a serem observados pelo professor. Esperamos que nossos relatos e reflexões possam subsidiar trabalhos docentes bem como propostas de formações de professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.836kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGrandezas e medidaspt_BR
Título: dc.titleNA MEDIDA CERTA! A EXPERIÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons