QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Juliana Corrêa Taques-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, Manuella Villar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T17:26:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T17:26:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-13-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564124-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático foi elaborado a partir das ações realizadas ao longo da pesquisa de mestrado da professora pesquisadora Juliana Corrêa Taques Rocha, orientada pela Prof.a Dra. Manuella Villar Amado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os principais objetivos deste guia são: apresentar as características e as possibilidades de aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na educação básica, em espaços de educação formal e não formal; e oferecer subsídios aos professores para estruturação e desenvolvimento de novas propostas de intervenção escolar no futuro, levando em consideração o contexto no qual estão inseridos. Este guia é destinado aos professores da educação básica, futuros professores e formadores de professores, que poderão utilizá-lo como apoio para implementação da metodologia e/ou como referência para realização de outros estudos. A dissertação de mestrado, base para construção deste guia didático, encontra-se disponível em formato digital no endereço eletrônico do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br), para que o público interessado tenha amplo acesso ao material produzido. A divulgação dos produtos educacionais da série Guia Didático de Ciências, pelo programa de mestrado, tem o propósito de aproximar a pesquisa científica à prática docente, em especial, da educação básica. Este material está organizado em sete capítulos. No primeiro, apresentamos o conteúdo geral do guia. No segundo capítulo, salientamos a importância da temática, bem como o interesse pelo assunto e a motivação para realização deste trabalho. Apresentamos, no terceiro capítulo, um pouco sobre a origem da ABRP, suas variações, as principais características e os princípios da metodologia, de acordo com Vasconcelos e Almeida (2012). No quarto capítulo, trazemos algumas reflexões sobre a importância da realização de atividades voltadas para a educação ambiental (EA) na educação básica. Apresentamos, no uinto capítulo, a diferenciação dos termos educação formal, não formal e informal. Nesse capítulo, trazemos algumas informações a respeito do ecossistema manguezal e sobre a Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra, espaço utilizado para a construção do cenário problemático e saída de campo. No sexto capítulo, apresentamos o planejamento de uma proposta de intervenção didática e a construção de um cenário da ABRP. Descrevemos a aplicação da intervenção, assim como a organização e a montagem de uma exposição fotográfica como culminância das atividades desenvolvidas. No sétimo capítulo, apresentamos as considerações finais, destacando as potencialidades da metodologia na educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.253kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Título: dc.titleQUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversaispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons