Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Juliana Corrêa Taques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T17:26:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T17:26:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564124 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático foi elaborado a partir das ações realizadas ao longo da pesquisa de mestrado da professora pesquisadora Juliana Corrêa Taques Rocha, orientada pela Prof.a Dra. Manuella Villar Amado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os principais objetivos deste guia são: apresentar as características e as possibilidades de aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na educação básica, em espaços de educação formal e não formal; e oferecer subsídios aos professores para estruturação e desenvolvimento de novas propostas de intervenção escolar no futuro, levando em consideração o contexto no qual estão inseridos. Este guia é destinado aos professores da educação básica, futuros professores e formadores de professores, que poderão utilizá-lo como apoio para implementação da metodologia e/ou como referência para realização de outros estudos. A dissertação de mestrado, base para construção deste guia didático, encontra-se disponível em formato digital no endereço eletrônico do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br), para que o público interessado tenha amplo acesso ao material produzido. A divulgação dos produtos educacionais da série Guia Didático de Ciências, pelo programa de mestrado, tem o propósito de aproximar a pesquisa científica à prática docente, em especial, da educação básica. Este material está organizado em sete capítulos. No primeiro, apresentamos o conteúdo geral do guia. No segundo capítulo, salientamos a importância da temática, bem como o interesse pelo assunto e a motivação para realização deste trabalho. Apresentamos, no terceiro capítulo, um pouco sobre a origem da ABRP, suas variações, as principais características e os princípios da metodologia, de acordo com Vasconcelos e Almeida (2012). No quarto capítulo, trazemos algumas reflexões sobre a importância da realização de atividades voltadas para a educação ambiental (EA) na educação básica. Apresentamos, no uinto capítulo, a diferenciação dos termos educação formal, não formal e informal. Nesse capítulo, trazemos algumas informações a respeito do ecossistema manguezal e sobre a Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra, espaço utilizado para a construção do cenário problemático e saída de campo. No sexto capítulo, apresentamos o planejamento de uma proposta de intervenção didática e a construção de um cenário da ABRP. Descrevemos a aplicação da intervenção, assim como a organização e a montagem de uma exposição fotográfica como culminância das atividades desenvolvidas. No sétimo capítulo, apresentamos as considerações finais, destacando as potencialidades da metodologia na educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.253kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada na resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons