Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAGUNG, Camila Maria Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Oscar Luiz Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T12:41:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T12:41:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564101 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia metodológico, produto educacional de nossa pesquisa de Mestrado, destina-se a professores que almejam desenvolver práticas diferenciadas de ensino voltadas para a construção do conceito de função. A proposta de trabalho foi formulada a partir de uma atividade de Modelagem Matemática, sob a concepção de Barbosa (2001) e, enquanto ambiente de aprendizagem, conduz os alunos a investigar diferentes situações provenientes da realidade, por intermédio da Matemática. Quando se trata da realidade, não se pode negar as contribuições dos trabalhos de Vygotski ao sustentar que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas e, logo, a interação existente entre os sujeitos do processo educativo proporcionará aprendizado que, realizado em ambiente formal, possibilitará o desenvolvimento dos processos internos do indivíduo. Este trabalho teve como ponto de partida a realidade local dos sujeitos envolvidos e promoveu diversos aprendizados, não somente no campo da Matemática. Proporcionou, também, mudanças nas suas relações com outros aspectos que fazem parte da sociedade, com ampliação da autonomia e criticidade destes indivíduos diante os problemas sociais. O objetivo deste guia é convidar os professores a inovarem sua prática docente e mostrar que a Modelagem Matemática pode propiciar muitas oportunidades em âmbito pedagógico, de modo a levar os estudantes a produzir discussões acerca de seu cotidiano, destacando a conscientização quanto ao seu papel na sociedade, bem como provocar mudanças em sua forma de ver o mundo. Esperamos contribuir com a prática pedagógica de muitos professores, oferecendo aporte teórico e prático, a fim de auxiliar em uma melhor compreensão do tema e na formulação de outras atividades destinadas ao ensino e aprendizagem do conceito de função, bem como no aprofundamento do assunto. Apresentaremos no campo teórico as principais ideias que fundamentaram nosso estudo, seguido da sequência didática utilizada nesta investigação. Também incluímos algumas atividades realizadas durante a prática da Modelagem e sugerimos outras que poderão contribuir com a prática docente para o ensino e aprendizagem do tema. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.712kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de função | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemática, matemática crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons