CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAGUNG, Camila Maria Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, Oscar Luiz Teixeira de-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T12:41:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T12:41:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-15-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564101-
Resumo: dc.description.abstractEste guia metodológico, produto educacional de nossa pesquisa de Mestrado, destina-se a professores que almejam desenvolver práticas diferenciadas de ensino voltadas para a construção do conceito de função. A proposta de trabalho foi formulada a partir de uma atividade de Modelagem Matemática, sob a concepção de Barbosa (2001) e, enquanto ambiente de aprendizagem, conduz os alunos a investigar diferentes situações provenientes da realidade, por intermédio da Matemática. Quando se trata da realidade, não se pode negar as contribuições dos trabalhos de Vygotski ao sustentar que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas e, logo, a interação existente entre os sujeitos do processo educativo proporcionará aprendizado que, realizado em ambiente formal, possibilitará o desenvolvimento dos processos internos do indivíduo. Este trabalho teve como ponto de partida a realidade local dos sujeitos envolvidos e promoveu diversos aprendizados, não somente no campo da Matemática. Proporcionou, também, mudanças nas suas relações com outros aspectos que fazem parte da sociedade, com ampliação da autonomia e criticidade destes indivíduos diante os problemas sociais. O objetivo deste guia é convidar os professores a inovarem sua prática docente e mostrar que a Modelagem Matemática pode propiciar muitas oportunidades em âmbito pedagógico, de modo a levar os estudantes a produzir discussões acerca de seu cotidiano, destacando a conscientização quanto ao seu papel na sociedade, bem como provocar mudanças em sua forma de ver o mundo. Esperamos contribuir com a prática pedagógica de muitos professores, oferecendo aporte teórico e prático, a fim de auxiliar em uma melhor compreensão do tema e na formulação de outras atividades destinadas ao ensino e aprendizagem do conceito de função, bem como no aprofundamento do assunto. Apresentaremos no campo teórico as principais ideias que fundamentaram nosso estudo, seguido da sequência didática utilizada nesta investigação. Também incluímos algumas atividades realizadas durante a prática da Modelagem e sugerimos outras que poderão contribuir com a prática docente para o ensino e aprendizagem do tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.712kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceito de funçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
Título: dc.titleCONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemática, matemática críticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons